Projeto “Fala Comunidade” promove Oficina de Grafite

Aos poucos, meninas e meninos, na faixa etária de 10 a 17 anos, foram se animando e participando com intensidade, da oficina de grafite promovida na futura sede da Associação de Produtores Rurais e Moradores dos Bairros do Agudo e da Estiva do Agudo, zona rural de Bragança Paulista (SP). A oficina, ocorrida no sábado, dia 19 de março, integra o elenco de atividades do Projeto Fala Comunidade, que tem apoio do Instituto Arcor Brasil, como parte do Fundo Comunidade em Rede.

O Projeto Fala Comunidade vem envolvendo vários parceiros na construção de uma rede local, nos bairros Agudo e Estiva do Agudo. Como fruto da mobilização comunitária, fortalecida com o Projeto, os moradores conseguiram a doação de um terreno maior do que o que estava previsto desde 2011 pela Prefeitura.

Nesse terreno está sendo estruturado um espaço multiuso, para realização de eventos culturais, esportivos e outros de caráter comunitário. A oficina de grafite do último dia 19 de março teve, então, o duplo propósito de envolver ainda mais os jovens da comunidade e de tornar mais bonito o espaço, que também servirá de sede para a Associação.

A oficina foi ministrada por Job Leocádio e Fabrício Petta Barbosa, ambos grafiteiros de São Paulo. Com a orientação dos grafiteiros, os meninos e meninas foram desenhando e colorindo as paredes do local. A Associação de Produtores Rurais e dos Moradores dos Bairros do Agudo e da Estiva do Agudo (APRMAE) é a organização proponente do Projeto Fala Comunidade.

O Projeto também tem como parceiras a Secretaria Municipal de Educação, as Escolas Municipais Rurais Estiva do Agudo e “Profa. Lenar Alvarez Santiago Acedo” e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

O Projeto Fala Comunidade é um dos dois apoiados em Bragança Paulista pelo Instituto Arcor Brasil, no âmbito do Fundo Comunidade em Rede. O Fundo tem o objetivo de fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos. A iniciativa é fruto de parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, que é gestor financeiro do Fundo. No total são onze projetos apoiados, em quatro estados, no período 2014-2016.

Além do Projeto Fala Comunidade, o Instituto Arcor Brasil apoia em Bragança Paulista o Projeto Teia e, em Ubatuba, o Projeto Maré Alta.

 

Comentários