Região Campinas recebe pela 1ª vez o bailaor espanhol Angel Reyes

Um novo  talento  dos  tablaos de Córdoba, no sul da Espanha, o bailaor Angel Reyes chega ao Brasil em setembro especialmente para apresentações e cursos na região. Em Campinas, ele ministra curso de flamenco nos dias 15 e 16, no Espaço Cultural Café Tablao e, no dia 17, sobe ao palco do Almanaque Café, dentro do projeto Miércoles Flamencos.

Em parceria com o Espaço Cultural Café Tablao, o Almanaque Café em Barão Geraldo realiza uma edição especial do projeto “Miércoles Flamencos” para receber o bailaor internacional. O projeto leva aos palcos do Almanaque Café a cultura flamenca, com dança, música e cante, ao vivo, e já está em seu quarto ano, com curadoria de Karina Maganha, diretora artística do Café Tablao.

Durante o show, Angel Reyes terá a companhia dos músicos Denis Sartorato, João La Fúria, Fernando de Marília, Helena de Los Andes e Nana Alcarde. O espetáculo inclui números com convidados, como a Cia. Chama Flamenca, de Piracicaba, e Karina Maganha, bailaora e diretora artística do Café Tablao.

ANGEL REYES
Representante do puro flamenco de raiz do sul da Espanha, o bailaor Angel Reyes nasceu em Córdoba, em 1993, e dança desde os 03 anos de idade. Aos 9 começou a sua formação básica, e depois profissional, no Conservatório de Dança “Luis del Rio” de sua cidade natal. Além da formação em baile flamenco, tem formação em dança clássica e dança espanhola. Possui vários prêmios no currículo: o primeiro, aos seis anos de idade. Em 2002, conquistou o primeiro prêmio nacional para Sevillanas “Villa de la Carlota”. Quando não está em viagens profissionais, apresenta-se com regularidade em sua cidade natal, nas famosas e tradicionais cuevas flamencas. A cueva representa um dos principais ambientes de origem da dança flamenca. As cuevas eram um tipo de gruta, verdadeiras casas escavadas nas rochas, que serviam de moradia para provos ciganos da região. Hoje, várias cuevas foram preservadas e transformadas em restaurantes e tablados flamencos.

Nas apresentações, em Campinas e Itatiba, Angel Reyes terá a companhia dos músicos Denis Sartorato, João La Fúria, Fernando de Marília, Helena de Los Andes e Nana Alcarde. O espetáculo inclui números com convidados, como a Cia. Chama Flamenca, de Piracicaba, e Karina Maganha, bailaora e diretora artística do Café Tablao.

O Almanaque Café fica na avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1240 , no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no Espaço Cultural Café Tablao, ou no Almanaque Café. Mais informações poder sem obtidas através do e-mail contato@cafetablao.com.br.

CURSOS
Para os praticantes de flamenco, a vinda do bailor espanhol Angel Reyes ao Brasil é também uma oportunidade de aprimoramento técnico. Em Campinas, o também professor ministra cursos nos dias 15 e 16, no Café Tablao para todos os níveis de formação em flamenco. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@cafetablao.com.br. Em Piracicaba, haverá curso nos dias 13 e 14, na academia Jussara Sansígolo.

A vinda do bailaor ao Brasil é uma iniciativa da diretora artística do Café Tablao, Karina Maganha. Promover de forma intensa o intercâmbio cultural entre Brasil e Espanha, berço do flamenco, é uma tradição do Espaço Cultural Café Tablao desde sua fundação, há mais de 10 anos em Campinas. Primeiro tablado do estado de São Paulo, consolidou-se como um espaço de referência para pesquisa e difusão do bailar flamenco, com todas as suas raízes e tradições. Sua diretora artística, Karina Maganha, é graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e dedica-se exclusivamente à cultura espanhola e ao flamenco há mais de 20 anos. No Café Tablao, atua também como professora, bailaora solista e produtora de eventos ligados a arte flamenca. “Estive na Espanha no primeiro semestre para acompanhar diversos shows e espetáculos flamencos e Angel me chamou a atenção por sua maturidade artística, com um carisma e uma presença de palco impressionantes”, comenta a bailaora.

 

Comentários