SAAE INICIA INSTALAÇÃO DE NOVOS MEDIDORES DE VAZÃO

Nesta terça-feira (21), o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Mogi Mirim iniciou a instalação de novos medidores de vazão eletromagnéticos que fazem parte do projeto de combate às perdas físicas de água. O primeiro equipamento foi instalado no reservatório do Jardim Paulista.

Os novos macromedidores possuem sensor eletromagnético de vazão mais moderno e preciso do que os atuais em operação. Das 16 peças adquiridas, 15 serão instaladas nas adutoras de saída dos reservatórios e um será destinado à Estação de Tratamento de Água (ETA), registrando a vazão de chegada de água bruta na estação.

O funcionamento do equipamento é parecido com o dos hidrômetros residenciais. Ele registra a quantidade de água que sai dos reservatórios a fim e abastecer os bairros. Soma-se a esse registro os consumos residenciais e industriais, feito pelos hidrômetros. A partir dessas informações, é possível realizar um levantamento do índice de perdas de água que ocorre no processo de distribuição, aumentando a eficácia do trabalho da equipe de Controle de Perdas da autarquia.

Além dos macromedidores, o Saae também utiliza outros métodos para minimizar as perdas durante o processo de abastecimento, como as Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs), instaladas nas regiões onde a pressão da água é muito elevada e equipamentos acústicos que auxiliam em varreduras diárias que a equipe realiza por todo o município, procurando e identificando vazamentos não-visíveis na rede.

 

Comentários