Sábado tem coleta de óleo e lixo eletrônico na Vila São Carlos

A ação de preservação ambiental “Amo Meu Bairro, Por Isso Cuido” chega à Vila São Carlos neste sábado, dia 7 de outubro, para coletar óleo de cozinha usado e lixo eletrônico. O trabalho será realizado das 9h às 11h com a colaboração de alunos da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Maria Júlia Bueno”.

A iniciativa conta com o apoio do “Projeto Óleo Legal” e da empresa E-Lixo Mogi e tem como objetivo mobilizar a população em defesa do meio ambiente. Os estudantes e voluntários recolherão o óleo e descartes eletrônicos nas casas de ruas próximas, mas haverá um ponto de coleta fixo em frente da escola.

Nesse ponto fixo, moradores de outros bairros também poderão entregar óleo e lixo eletrônico. A escola se localiza na Avenida Washington Luís, 314. Rodrigo Martins, responsável pelo “Projeto Óleo Legal”, informa que esta será a terceira ação “Amo Meu Bairro, Por Isso Cuido”.

A primeira foi realizada no dia 26 de agosto no Parque dos Eucaliptos, Jardim Santa Madalena e Jardim Damasco, na zona Sul, e recolheu 440 litros de óleo e duas cargas de descartes eletrônicos.

A segunda aconteceu no Distrito de Martinho Prado Júnior no domingo, dia 1º. Foram coletados 407 litros de óleo e uma carga, em pick-up, de produtos eletrônicos. Segundo Martins, a expectativa é que a próxima renda quantidades ainda maiores.

O óleo de cozinha usado é destinado à produção de biodiesel ou graxa por empresas especializadas, assim como a E-Lixo, de Mogi Mirim, recicla lixo eletrônico, evitando o descarte indevido no meio ambiente.

Além dos estudantes e voluntários, a ação conta com a colaboração do Grupo de Escoteiros Locomotiva e apoio da Faculdade Municipal “Professor Franco Montoro”, SEC TV, Rádio Mundo Melhor e das empresas Café & Cia e Xavier Music.

O “Projeto Óleo Legal” é uma das atividades do evento “Domingo na Franco”, já realizado por dois anos consecutivos pela “Franco Montoro”, e também do Dia Mundial da Água, que é comemorado em 22 de março.

Matéria: ASCOM

 

Comentários