Saúde realiza mais de 180 mamografias em outubro

Holambra celebrou com mutirão de mamografia, pelo segundo ano consecutivo, a Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Ao longo do último mês, 184 exames foram realizados na cidade, em clínica particular contratada através do Consórcio Intermunicipal de Saúde, o CISMETRO. A fila de espera para esse procedimento está zerada.

O município oferece desde abril do ano passado cota de 50 mamografias mensais a usuários da rede pública de saúde – além do agendamento de exames em ambulatórios de referência da região com transporte gratuito. Ainda assim, desde 2017 a Prefeitura promove mutirão em outubro para assegurar que todas as mulheres tenham condições de avaliar sua saúde e fazer a prevenção. Foram 170 atendimentos na primeira edição, há um ano.

“A parceria com a clínica local e os mutirões nos permitiram zerar a fila de espera. São passos importantes e que melhoram efetivamente a vida das mulheres holambrenses”, destaca o prefeito Fernando Fiori de Godoy. Segundo ele, antes disso os exames eram realizados apenas em outras cidades – tornando o procedimento mais demorado e cansativo. “Hoje quem precisa do exame já sai com data marcada do setor de agendamento”, afirma.

Moradora do bairro Parque dos Ipês, Diva de Lourdes Ramos Kedooder foi uma das holambrenses que realizou a mamografia durante o mês de outubro. “Esse mutirão foi uma benção, muito bom. Não só pra mim, mas pra todas [as mulheres]. Sem contar o atendimento nota 10”, avaliou.

Aos 66 anos de idade, a morada lembra que viveu a vida toda em Holambra e faz elogios à saúde local. “Moro aqui desde o início de tudo e nunca vi tanta coisa boa. Holambra está no caminho certo e a saúde está de parabéns”.

De acordo com o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, além do mutirão o setor também desenvolveu durante o Outubro Rosa ações de conscientização e distribuição de materiais impressos com orientações acerca do auto exame das mamas em todas as unidades de saúde. “Nosso objetivo, além de facilitar o atendimento com mais rapidez, é incentivar as mulheres a cuidarem do corpo e da saúde. Sabemos que o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a prevenção e o rápido diagnóstico são fundamentais”, disse.

 

Comentários