Secretário de Segurança de Engenheiro Coelho é escolhido para representar os municípios com até 100 mil habitantes junto ao CONSENS

O Secretário de Segurança de Engenheiro Coelho, Dr. Marcelo Purcelo, foi eleito para representar os municípios com até 100 mil habitantes pelo CONSENS (Conselho Nacional de Secretários de Segurança) junto ao Ministério da Justiça. A reunião, presidida pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Dr. Sergio Moro, contou com a participação de outros municípios, dentre eles Caruaru, Olinda e Campinas.

Durante o encontro ocorrido em Brasília na ultima terça feira, 12 de fevereiro, o Ministro Sergio Moro quis conhecer um pouco do trabalho realizado pelas Guardas Municipais. Segundo Moro, o novo governo quer trabalhar as questões da segurança pública em conjunto com os municípios.

Na oportunidade, os conselheiros entregaram um documento contendo quatro sugestões a serem adotadas para uma melhora significativa da qualidade da segurança dos Municípios. São elas:

1) Repasse de verbas de forma simultânea, como é feito pelo SUS na questão da saúde;

2) Mais investimentos em cursos e treinamentos para os agentes de segurança.

3) Aplicação de politicas públicas de prevenção;

4) Procedimento de regularização das guardas municipais que ainda estão sem certificação e a questão do porte de arma para todas as guardas municipais.

Após a apresentação, Moro enfatizou que o enfoque do governo é combater a criminalidade com todas as forças policiais disponíveis, e frisou, “Não interessa a cor do gato, o que importa é pegar o rato”, deixando claro que todas as polícias, civis, militares e guardas municipais podem atuar de maneira concatenada e harmônica entre elas.

Para o Dr. Marcelo Purcelo, essa reunião de trabalho com o Ministro reforçou o compromisso do governo do Presidente Bolsonaro com as questões de segurança e afirmou que para Engenheiro Coelho foi à recompensa do excelente trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2013, com os investimentos proporcionados pelo Prefeito Pedro Franco na criação de uma estrutura sólida de segurança.

Segundo o Prefeito Pedro Franco, foi uma honra ter Engenheiro Coelho como representante direto dos municípios com até 100 mil habitantes junto ao Ministério, “Mesmo com as dificuldades orçamentárias, hoje somos referência, muitas cidades vem nos visitar para conhecer os métodos adotados na diminuição dos índices de criminalidade, que antes da criação da Guarda Municipal eram altíssimos”.

 

Comentários