Seletiva Paulista de Kung Fu reúne mais de 300 atletas em Holambra

Técnica, habilidade, competição de alto nível. Foram esses os ingredientes de sucesso da seletiva do Campeonato Paulista de Kung Fu realizada em Holambra no último final de semana, dias 25 e 26 de março. Com mais de 300 atletas de todo o Estado, representando cerca de 30 academias, o torneio atraiu mais de mil pessoas em dois dias de lutas e apresentações no Ginásio Municipal.

Organizada pela Federação Paulista com apoio da Academia Shaolin e da Prefeitura, a seletiva reuniu praticantes de quatro modalidades de Kung Fu: o Wushu Tradicional, Wushu Moderno, Sandá (boxe chinês) e o Shuai Jiao – todas elas divididas em categorias masculina e feminina, mirim, infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto, máster e sênior.

Os holambrenses Clayton Catharino Rocha Alves e Fernando Abreu de Almeida, praticantes de Sandá, garantiram classificação para o Estadual. A jovem Thuania Dara dos Santos, atleta de Wushu Tradicional de mãos, aguarda resultados de outras seletivas para se juntar ao time e confirmar presença no paulista.

O presidente da Federação, Paulo Di Nizo Filho, exaltou o resultado positivo do evento e espera voltar outras vezes à cidade. Sua opinião foi compartilhada pelo xará Paulo Ricardo de Oliveira, da Academia Shaolin. Segundo ele, o torneio foi marcado por lutas interessantes e bastante torcida.

“Foi excelente. Gerou uma visibilidade maior devido à competitividade. Só temos a agradecer por todo o apoio dado pela Prefeitura e por todas as pessoas envolvidas”, disse.

Silvia Bianchi, integrante da equipe Tat Wong Kung Fu Academy, de Campinas, elogiou a escolha da cidade para a realização dessa etapa da seletiva. “A cidade é muito bonita, a receptividade e estrutura de apoio muito boas, espero novas competições em Holambra”, disse.

Segundo dados divulgados pela Federação, mais de 3 mil pessoas acompanharam as lutas pela transmissão ao vivo, feita pela internet via Youtube. “Reunimos aqui atletas de ponta em uma competição forte e muito bem organizada. E as pessoas souberam prestigiar isso, assistindo de perto no Ginásio ou pela internet”, comentou o diretor municipal de Esportes, José Roberto Maganha Junior.

Na manhã de sábado, dia 25, o prefeito Fernando Fiori de Godoy e o vice-prefeito Fernando Capato participaram da cerimônia de abertura e de apresentação das delegações. O vereador Lucas Simioni e o chefe de gabinete Wilson Barbosa também estavam presentes.

“Foi uma festa muito bonita, que envolveu cultura e respeito às tradições. É um privilégio para Holambra sediar um evento desse porte, com tantos atletas e tantos municípios representados”, exaltou o prefeito.

Da arquibancada, a estudante campineira Julia Santos assistia e torcia pelas equipes da cidade. “Nunca tinha visto um evento de Kung Fu. É bem legal. Não apenas pela luta, mas também a produção, gestos, roupas e expressões faciais”, afirmou.

Matéria: ASCOM

 

Comentários