UBS “Dr. Antônio Albejante” conta com mais uma pediatra

Profissional atende as segundas e terças-feiras naquela unidade de saúde da Zona Leste

A Secretaria da Saúde, mais precisamente a UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Antônio Albejante”, na Zona Leste, ganhou um reforço importante. Trata-se da médica pediatra Andressa Camargo Vieira, uma mato-grossense de Rondonópolis, que passa a integrar o corpo clínico daquela unidade.

Formada pela UniFran (Universidade de Franca) e com especialização em pediatria na Universidade de Uberaba (MG), Andressa trabalha duas vezes por semana na UBS do Albejante, local que ela define como muito acolhedor. Mesmo com pouco tempo no local, ela já caiu nas graças das mães da Zona Leste que veem nesta jovem médica, uma excelente profissional, carinhosa e, acima de tudo, extremamente atenciosa e competente.

Quando não está na UBS no Albejante (20 horas semanais), Andressa presta serviço no hospital e maternidade “Madre Theodora”, em Campinas, que também é um centro de excelência médica em várias outras especialidades. Apesar desse contraste entre o público e o privado, a pediatra elogia a estrutura da UBS mogimiriana, destacando o suporte da enfermagem, farmácia, psicólogo, fonoaudiólogo e dentistas.

“Também não podemos deixar de citar que esta unidade é muito bem equipada, tudo muito bem organizado e uma equipe multiprofissional excelente”, elogia. Andressa vem para cobrir uma carência crônica que muitos municípios, país afora, estão enfrentando em certas especialidades médicas.

Em relação a carência de pediatras, ela acredita que a culpa esteja nos atrativos, especialmente econômicos, de outras especialidades. “Mas no meu caso, sempre quis ser pediatra”, recorda a médica, que chegou a flertar com a neurologia clínica, mas acabou desistindo, para sorte das crianças.

 

VACINAÇÃO

“Gosto de estar com as crianças, com os pais, apesar de que hoje, está cada vez mais difícil lidar com as pessoas em virtude do excesso de informações que captam na internet”, revela. Andressa conta que muitas mães encontram informações na internet, na maioria das vezes inverídicas, e ficam apavoradas.

“É o caso das vacina da covid-19. Com muita paciência, temos que conversar com elas para desmitificar inverdades e mitos”, revela. A pediatra também pede às mães que sempre mantenham a carteirinha de vacinação dela e dos filhos em dia. Também dá dicas sobre o período do outono/inverno, quando aumentam as doenças respiratórias em bebês.

Ela pede que as mães mantenham as crianças bem hidratadas e que não levem os filhos com sintomas leves a prontos socorros para evitar contágios com outros doentes nesse período. Por último ela agradeceu a acolhida em Mogi Mirim, pelos colegas da UBS e pelos pais e filhos.

O trabalho de Andressa também foi elogiado pela responsável pela UBS, a enfermeira Elaine Formigari. Ela destaca que, com a chegada da nova pediatra, o programa de Saúde da Criança pôde ser retomado. Esse programa garante consultas mensais para as crianças de zero a seis meses. “Além da Andressa, também temos a pediatra Carla Tourinho Corse e as duas são excelentes”, finalizou.