Um cidadão comprometido com a solidariedade

Marcelo Ferreira, também conhecido como “Marcelo da Popular”, é um possense, cadeirante, cidadão engajado e participativo, sempre preocupado com o coletivo.

1-marcelo-2014

Atualmente, Marcelo é presidente do conselho COMUDE (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiências). Já em seu segundo mandato, ele tem sido um grande apoio para os portadores de necessidades especiais de nossa cidade. “Eu percebi a deficiência da cidade e a falta de cadeiras de rodas, então tomei a iniciativa de criar uma ação juntamente com o COMUDE para arrecadar fundos para comprar equipamentos e beneficiar os que necessitavam. Foi então que criei o Campeonato de som e carros rebaixados, realizado anualmente”, conta Marcelo.

No primeiro Campeonato, realizado em 2014, com os fundos arrecadados Marcelo e o COMUDE conseguiram adquirir material ortopédico. “Inclusive, também cedemos um espaço da praça de alimentação do evento para que o Fundo Social de Solidariedade do município também pudesse angarias fundos. Foram compradas 8 cadeiras de rodas, 6 cadeiras de banho, 10 pares de muletas, 7 andadores de alumínio, 7 bengalas, almofadas e colchões caixa de ovo, a maior distribuição de produtos ortopédicos que a cidade já teve até hoje, entregues à Secretaria de Saúde e Fundo Social de Solidariedade”, complementa.

No Campeonato realizado em 2015, além de ceder um espaço da praça de alimentação para que o Fundo Social de Solidariedade angariasse fundos, o COMUDE e Marcelo conseguiram comprar mais 4 cadeiras de rodas, entregues à Promoção Social.

O seu segundo maior evento, em conjunto com os demais conselheiros do COMUDE, foi um bingo para a compra de mais cadeiras de rodas, conseguindo assim comprar 4 cadeiras de rodas e 7 cadeiras de banho, totalizando uma aquisição de R$ 2.394,00, entregues ao Fundo Social de Solidariedade.

Mesmo com todas essas doações ainda eram muitos que o procuravam solicitando o empréstimo de cadeiras. Marcelo, ao ver que a população, desde anos anteriores, não tinha o apoio da Promoção Social e então o procurava, se solidarizou com tal situação e resolveu não parar mais de ajudar: comprou com seus próprios recursos mais 8 cadeiras, reformou 2 de suas cadeiras antigas e, com o apoio do empresário João Leandro Lolli que doou mais 10 cadeiras para que ajudasse a população. Marcelo conta hoje com 20 cadeiras que funcionam no sistema de empréstimo totalmente gratuito.

“Eu conto sempre com a ajuda do Thiago Pintado, do empresário João Leandro e de alguns comerciantes da cidade que ajudam eventualmente. E não ajudo somente com cadeiras, ultimamente tenho doado colchões d’água e atendido a outras necessidades de deficientes que me procuram, tudo com meus próprios recursos. E quem necessitar, é só me procurar”, finaliza Marcelo.

 

Comentários