UM PRESENTE MILAGROSO DO CÉU

Você já parou pra pensar que podemos usufruir de muitos recursos naturais, de graça!? Por exemplo, o Sol. Ele mesmo! O Sol é um grande responsável pela manutenção da vida no planeta Terra. É por meio da luz do Sol que as plantas têm capacidade de fazer a fotossíntese e se reproduzir. Sua energia também fornece calor e mantém a temperatura ideal para que possamos sobreviver, além da sua gravidade que influencia as marés nos nossos oceanos.

Como se tudo isso não bastasse, o Sol é um grande e poderoso presente que nos foi dado, para melhorar nossa saúde. Apesar dos alertas e orientações contra a exposição em excesso ao sol, por causa dos riscos e aumento de casos de câncer de pele, estudos mostram que os efeitos podem ser muito positivos ao organismo quando nos expomos aos raios solares com moderação, cautela e segurança.

Ele é responsável por estimular a produção de vitamina D e um grande aliado tanto para nosso corpo, quanto para a mente. É realmente incrível concluirmos que não precisamos pagar nada por tanto. Basta tomar sol, sem protetor solar, diariamente por cerca de 15 minutos, nas pernas e braços, protegendo o rosto, para sermos beneficiados (porém, é importante você conversar com um dermatologista para que ele te oriente sobre o melhor horário e constância, dependendo do seu tipo de pele).

Conheça alguns dos benefícios do sol para a nossa saúde:

– Estimula a produção e liberação dos “hormônios da felicidade” como a serotonina, endorfina e ocitocina, que promovem a sensação de felicidade e bem-estar;

– Contribui para a regulação do humor. Isso porque a produção dos hormônios citados acima regula o estresse e evita períodos de desequilíbrio emocional;

– Melhora a qualidade do sono porque auxilia na regulação do ciclo circadiano que acontece no corpo a cada período de 24 horas. Ele é nosso ciclo de funções biológicas, que regula os estados mentais e físicos, ou seja, nosso relógio interno. Também faz a produção de melatonina diminuir durante o dia e aumentar a noite, mantendo o equilíbrio geral do organismo;

– Reduz a pressão arterial. Isso se dá porque a exposição ao sol aumenta a produção de óxido nítrico no corpo, dilatando os vasos sanguíneos e reduzindo a pressão arterial;

Como você pôde observar, o sol ajuda no sistema imunológico e melhorar nossa qualidade de vida. Como se não bastasse, ele ajuda a manter a integridade da nossa mente e pode nos fazer envelhecer melhor. Inúmeros cientistas ao redor do mundo focam seus esforços para entender, com mais precisão, a relação entre a vitamina D e a deterioração cerebral. Pesquisadores da Tufts University nos Estados Unidos, que buscam respostas desde 1997 sobre a doença de Alzheimer e outras demências, concluíram que as pessoas com níveis mais altos de vitamina D em seus cérebros têm melhor função cognitiva. Concluímos então que a vitamina D, estimulada pelo Sol (ou em alguns casos reforçada por meio de suplementação), é também nossa aliada contra o envelhecimento e doenças degenerativas.

Portanto, temos a nossa disposição, além de alimentos e nutrientes, os recursos naturais que nos ajudam a viver melhor. Tire proveito de tudo isso. Mude seus hábitos e veja as mudanças acontecendo no seu corpo, na sua maneira de pensar, na sua energia, no aumento de foco, concentração, disposição e bem-estar. Aproveite também os momentos no sol para pisar na grama, na terra ou na areia da praia, aumentando ainda mais o contato com a natureza. Tome bastante água e mexa-se. Como sempre reforço aqui, a respiração e a meditação são importantíssimas, assim como a atividade física. Alguns minutos ao sol fazendo alongamento também são de grande ajuda para as articulações. Se você não tem esse costume, comece aos poucos, alongue-se respeitando seus limites e entendendo que será um pouco dolorido no início, mas que depois seu corpo irá te agradecer!

Por fim, mais uma dica: Use esses minutos ao sol como um “momento sagrado”, só seu. Reflita e crie o hábito de fazer autorreflexão. Bata aquele papo com você mesma e aproveite da sua própria companhia.

Espero que você desfrute desse astro que brilha sobre nossas cabeças e que pode nos ajudar também a “brilhar” ainda mais!

Um excelente final de semana de sol pra você. Saúde, paz e harmonia entre seu corpo, mente e espírito. Até a próxima!