Vacinação contra Covid-19 sem agendamento em shopping, mercado e igrejas neste sábado
Expansão da ação Campinas Vacina Mais busca ampliar a cobertura vacinal de adolescentes e adultos até 24 anos. Serão ao menos 2,5 mil doses disponíveis. Veja os horários e endereços.
Campinas realiza vacinação sem agendamento neste sábado — Foto: Eduardo Lopes/PMC
Campinas (SP) definiu cinco locais para realizar, neste sábado (13), a quinta edição do Campinas Vacina Mais, ação que permite a aplicação das doses contra Covid-19 sem agendamento e em locais diferentes dos postos de saúde.
As vacinas estarão disponíveis no Shopping Unimart, no Supermercado Calegaris, na Igreja João Batista Igreja, na Vila Holândia e no Centro de Saúde Valença. Serão pelo menos 2,5 mil doses.
A ação visa, principalmente, ampliar a cobertura vacinal de adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 24, como adiantou em entrevista ao portal G1 a infectologista do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) Valéria Almeida.
Além das pessoas que precisam tomar primeira dose, a ação contempla os grupos que têm que receber segunda dose e a dose adicional. “No caso das duas últimas serão obedecidos os intervalos estabelecidos pelo Programa Estadual de Imunização”, informou a Secretaria de Saúde de Campinas.
Todas as pessoas precisam levar CPF e comprovante de endereço. No caso de segunda dose ou dose adicional é necessário apresentar o cartão de vacinação.
Horários e endereços deste sábado
- Centro de Saúde Valença (Rua Natale Bertucci, 20, no Parque Valença 1) – das 8h às 17h;
- Supermercado Calegaris (Rua Dom Humberto Mazzoni, 66, no Padre Anchieta) – das 8h30 às 16h30;
- Igreja João Batista (Rua Antonio Marcos da Silva, s/nº, no Real Parque) – das 8h30 às 16h30;
- Igreja São Pedro (Rua Caieiras, 116, na Vila Holândia) – das 8h30 às 16h30;
- Shopping Unimart (Av. Império Sol Nascente, 350, na Chácara da República) – das 9h às 17h.
Shopping Unimart terá vacinação contra Covid-19 — Foto: Gustavo Vergani
Intervalo de segunda dose ou reforço
- Pfizer: para receber a segunda dose da Pfizer é preciso um intervalo de pelo menos 21 dias para pessoas a partir de 18 anos. No caso de adolescentes, o intervalo é a partir de oito semanas.
- Astrazeneca: o intervalo entre as doses é de, no mínimo, oito semanas.
- CoronaVac: o intervalo entre as doses é de quatro semanas.
- Dose de reforço: idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde precisam ter completado o esquema vacinal há pelo menos seis meses. Pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber a dose adicional a partir de 28 dias da segunda dose.
Além do Campinas Vacina Mais, os moradores que ainda não tomaram as doses ou precisam completar o esquema vacinal podem agendar a aplicação pelo site da campanha.
Balanço da vacinação sem agendamento
Até quinta-feira (11), as quatro edições do Campinas Vacina Mais aplicaram 5.231 doses do imunizante contra a covid-19.
Nesta sexta-feira (12) a campanha ocorre das 16h às 21h no Shopping Spazio Ouro Verde, que fica na Avenida Ruy Rodrigues, 3.900, no Parque Universitário de Viracopos.