Violência em ambiente escolar é tema de palestras no Centro Cultural

A violência dentro do ambiente escolar foi o tema de duas palestras realizadas na tarde desta segunda-feira, dia 25, na Sala de Vídeo “Célia Stábile” do Centro Cultural de Mogi Guaçu, para diretores e coordenadores das escolas municipais.

O debate sobre segurança nas escolas se intensificou depois que os primeiros casos de ataques começaram a ser registrados no Brasil, como o “massacre” de Suzano. Semana passada, uma suspeita de atentado em ambiente escolar foi registrada em Mogi Guaçu, porém, tudo não passou de um “mal-entendido”.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Claudemir Adorno Costa, fez a abertura da palestra falando sobre como as pessoas devem se comportar diante de um iminente ataque. Algumas dicas, baseadas em estudos de diversos órgãos ligados à segurança, foram apresentados aos participantes das palestras.

A palestra “Relações Interpessoais na Escola” foi feita por Adriana de Melo Ramos, que é Pedagoga, pós-doutorada em Formação de Docentes e doutora em Educação na área de Psicologia Educacional pela Faculdade de Educação Unicamp. Adriana também é integrante do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral) da UNESP e da UNICAMP.

Realiza pesquisas em classes consideradas difíceis no Ensino Fundamental II, abordando as relações interpessoais e o desenvolvimento moral no ambiente escolar. A palestrante atua com palestras e cursos de formação nessa área de investigação: conflitos interpessoais na escola; as regras na escola; relação família/escola; bullying e cyberbullying.

Novas palestras poderão ser feitas, inclusive no ambiente escolar.

 

Comentários