Aluna da FAJ recebe premiação no 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica

Aconteceu nos dias 2 a 4 de agosto, o 10º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2016 em Campinas, congresso que trabalha em conjunto com a Embrapa Monitoramento por Satélite, e visa apresentar os trabalhos de Iniciação Cientifica construído por bolsistas PIBIC e PIBIT do CNPQ das instituições participantes. Neste mesmo evento, a aluna Bruna Dias do curso de Engenharia de Alimentos da FAJ recebeu a premiação Futuro Cientista pelo seu trabalho exposto e pelo esforço requerido.

A estudante desenvolveu o projeto “Determinação do ponto de aquecimento mais lento em embalagens contendo alimentos particulados” durante um ano, trabalhando como bolsistas do PIBIC do CNPQ no Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, tendo como orientadora a pesquisadora Maria Isabel Berto. No instituto ITAL todos os projetos de IC são apresentados no CIIC e no final do processo o resumo da participante foi avaliado e escolhido para apresentação oral no evento.

Com duas modalidades de apresentações, pôster e oral, os melhores trabalhos são escolhidos por uma comissão avaliadora externa, sendo a comissão organizadora instituições do ramo, como Embrapa Meio Ambiente, Embrapa Informática, Embrapa Monitoramento por Satélite, Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Tecnologia (ITAL), Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e APTA-Regional.

“Desenvolver o trabalho foi um processo extenso, exigiu esforço, dedicação e concentração nos estudos. Descobri que há muito que aprender”, confessa a aluna. Ela ainda mostra como essa experiência foi importante para a área profissional que deseja seguir e para os aspectos da sua vida. “Meu benefício foi o conhecimento”, completa.

Ela ainda conta que recebeu um grande auxílio da Faculdade de Jaguariúna e seus docentes. “Os professores me ajudaram muito explicando coisas que eu não entendia, sempre estiveram abertos a conversar e tirar dúvidas e isso é muito bom”, ela ainda explica que ao desenvolver um trabalho é importante tirar as dúvidas cruciais, e que os professores não só a ajudaram durante a preparação da pesquisa como sempre se mostraram disponíveis para explicações.

Além de Bruna, outros estudantes da ITAL e do curso da FAJ participaram do congresso, entre eles Victor Sebastião, Leticia Lamas Dias, Barbara Sia Boer, Patrícia Fonseca e Caroline Abballe.

Explicando como se sentia sobre a premiação, ela fala sobre todos os benefícios e aprendizados que conquistou. “Todos são capazes, apesar das limitações e barreiras que encontramos. Para mim, a conquista foi maior que um prêmio. O que aprendi vai me acompanhar em minha jornada”.

Matéria: Faculdade de Jaguariúna (FAJ)

ciic

 

 

Comentários