“Assistência Social no Seu Bairro” visita Guedes de Cima

Foto: Ivair Oliveira/Arquivo PMJ

Programa de assistência visita Guedes de Cima no dia 27 com formato diferenciado

A primeira atividade do ano no programa “Assistência Social no Seu Bairro”, promovido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Jaguariúna, acontece na quarta-feira, 27, no Bairro Guedes de Cima, mas com um novo formato. A mudança busca beneficiar um maior número de famílias, justifica a titular da pasta, secretária Andréa Dias Lizun.

Segundo ela, o objetivo do programa é levar o atendimento descentralizado do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e os serviços do Cadastro Único (CadÚnico) aos moradores do bairro. Conforme o calendário da Secretaria, até o fim do ano será realizado seis edições do programa em bairros diferentes, buscando atender a população em sua totalidade.

Nesse novo formato, os profissionais da Assistência Social farão a chamada “busca ativa”, ou seja, irão ao encontro das famílias em suas casas. Para isso, utilizarão um estudo anterior realizado pelo sistema de cadastramento da Secretaria, onde as famílias são selecionadas e têm o perfil desejado para receber os benefícios oferecidos.

Além disso, essa busca ativa permitie que se encontre novas famílias que não estejam cadastradas junto ao CRAS, seja por falta de informação ou mesmo dificuldade de acesso ao serviço. A estratégia traçada para essa nova fase do programa “Assistência Social no Seu Bairro” inclui, ainda, a utilização de carro de som circulando pelas ruas do bairro.

Cadastro em casa
Na segunda e na terça-feira, dias 25 e 26, um carro de som circula pelo bairro Guedes de Cima, divulgando uma mensagem sonora informando o seguinte: a família que quiser obter informações e atendimento da Secretaria de Assistência Social deve deixar nome de alguém da família (maior de idade) e endereço na secretaria da Escola Municipal Prefeito Francisco Xavier Santiago. Na quarta-feira, 27, assistentes sociais fazem uma visita à casa da família.

“A “busca ativa” é uma estratégia para fazer com que os serviços, benefícios, programas e projetos cheguem até as famílias e ao território de todas as comunidades. É uma maneira de levar informação, orientação e identificar necessidades e demandas das famílias e do território em situação de desprotecão social. Assim, proporcionamos mais uma oportunidade da população ter acesso aos serviços assistenciais disponíveis, além de divulgarmos o Cadastro Único (Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC)), entre outros”, explica a secretária Andréa.

 

Comentários