Avanço da saúde digital em Campinas é destaque em 2º dia de seminário sobre futuro do SUS
Crédito: Fernanda Senega
Evento inédito na Prefeitura reuniu nesta terça, 18 de junho, palestras de integrantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde
O avanço da saúde digital em Campinas foi destaque nesta terça-feira, 18 de junho, durante a abertura do segundo e último dia do 1º Seminário “O SUS e os desafios para os próximos 10 anos no Município” no Salão Vermelho da Prefeitura.
O seminário integra a série de realizações da Administração para celebrar os 250 anos de Campinas, em 14 de julho. O início foi na segunda-feira, 17, quando o prefeito Dário Saadi participou e tratou sobre a importância de discussões sobre o financiamento da área de saúde. Outros temas abordados foram capacitação de equipes e saúde sustentável.
Inovação e tecnologia
O reconhecimento do avanço da saúde digital em Campinas foi feito pelos palestrantes Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) e gerente de relacionamento com a comunidade de saúde da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e Davi Xavier da Silva, coordenador do Departamento de Saúde e Inovação Digital da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde. A mediação foi feita por Thaís Leitão, médica e coordenadora da Saúde Digital em Campinas.
Messina ponderou que o avanço com o SUS Digital ocorre em outras cidades do país, mas considerou que Campinas está saindo “muito bem” à frente. “Meus parabéns ao município de Campinas, à Secretaria Municipal de Saúde, porque o momento é muito especial para esse lançamento do seminário, para a atuação do município na saúde digital […] Isso [telessaúde] vai dar um avanço muito grande para todas as equipes do Programa de Saúde da Família, para todos os profissionais de saúde, e assim inaugurar uma nova fase de novos descobrimentos do que poderá vir de benefício para toda a população”, explicou.
Já Silva enfatizou que a participação dele representa um apoio do Ministério da Saúde ao trabalho direcionado para a saúde digital e elogiou a iniciativa do seminário. “Representa um avanço no sentido de que o município, por ser uma região metropolitana do Estado de São Paulo, tem permitido aos seus gestores e servidores estar refletindo acerca deste tão importante tema […] Certamente o município aqui, a exemplo de outros que já visitamos, se traduz num polo grande de desafio no âmbito da saúde pública e, ao mesmo tempo, num polo gerador de tecnologia”, avaliou.
Incentivo e reflexões
Para o secretário de Saúde em Campinas, Lair Zambon, a importância do evento se traduz na possibilidade da Pasta criar macrodiretrizes para a saúde pública nos próximos dez anos. Segundo ele, o seminário era necessário após o Município enfrentar uma série de desafios como a pandemia de covid-19 e a maior epidemia de dengue na história do país.
“As falas estão sendo bastante construtivas, provocativas e isso gera uma motivação importante em todos os colaboradores da saúde”, ressaltou. Nesta terça, o evento ainda terá discussões sobre gestão pública, em âmbito municipal, com ênfase no planejamento.
O seminário é direcionado para gestores da Saúde, da Rede Mário Gatti de Urgência e Emergência, além de representantes do Conselho Municipal de Saúde e de instituições que mantêm parcerias e convênios com a Pasta.