Biblioteca Zink recebe exposição do Núcleo de Fotografia de Campinas, a partir do dia 7

Crédito: Daniel Ribeiro

Mostra reúne obras de arte de 11 fotógrafos; tema é baseado na 21ª. Semana Nacional de Museus de 2023

A Biblioteca Municipal Prof. Ernesto Manoel Zink abre nesta quinta-feira, 7 de março, a 3ª. Edição do Varal Fotográfico do Núcleo de Fotografia de Campinas, com obras de arte de 11 fotógrafos. A mostra ficará exposta de 7 a 31 de março, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

O tema da exposição está baseado nas temáticas 21ª. Semana Nacional de Museus de 2023, que apoia três objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas – saúde e bem-estar global, ação climática e vida na Terra. Participam da exposição os fotógrafos Almir Batista, Ana Friedlander, Celso Palermo, Daniel Ribeiro, Edson Françozo, Fabiana Ribeiro, Felipe Garofalo, Márcia Piccin, Marilda Tedesco, Ralf Henze e Regina Rocha Pitta.

A exposição surgiu de um convite da coordenadora da Biblioteca, Suze Elias, ao Núcleo de Estudos em Fotografia de Campinas, que aderiu à proposta por entender que o espaço é multidisciplinar e frequentemente conta com exposições artísticas. Ao longo do ano, a Biblioteca recebe feiras, exposições, saraus literários e outros eventos ligados às artes visuais.

“Trazer a exposição do NuFCa para as paredes da biblioteca é abrir caminho para que os frequentadores possam fazer uma ‘leitura’ das imagens dentro do contexto do tema e possam assim se aproximar do assunto”, disse Suze.

 

Troca de experiências

Em 1989, Campinas recebeu o VIII Encontro Nacional de Fotografia. A cidade foi a segunda do interior do país, dentre cinco capitais, a participar do evento. Durante o encontro, alguns participantes se juntaram e propuseram a formação de um grupo de estudos de linguagem e produção fotográfica. O projeto teve adesão de cerca de 20 fotógrafos e se estruturou na criação do Núcleo de Estudos em Fotografia de Campinas.

O objetivo principal do Núcleo é reunir fotógrafos interessados na troca de experiências e na discussão das diferentes faces da produção fotográfica (linguagem, estética e técnica). Também tem como proposta produzir trabalhos em conjunto e organizar eventos que divulguem a atividade fotográfica do grupo, ou mesmo externa a ela. “Neste sentido, o Núcleo se apresenta como um grupo aberto tanto à participação de qualquer fotógrafo interessado como à promoção de eventos que digam respeito ao universo da produção fotográfica”, explica Celso Palermo, atual presidente do Núcleo.

 

Serviço:

3ª. Edição do “Varal Fotográfico” do Núcleo de Fotografia de Campinas

Data: de 7 a 31 de março

Horário: das 9h às 17h

Local: Rua Benjamin Constant,1633 – atrás da Prefeitura

Evento gratuito

Informações no facebook @nucleodefotografiadecampinas