Caminhada na quarta-feira vai lembrar dia da Luta Antimanicomial

O Setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu promove nesta quarta-feira, dia 18 maio, uma caminhada em celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A caminhada terá como ponto de partida, às 8h00, a Praça da Bandeira, pouco acima do Cemitério da Praça da Bíblia, e seguirá pela Rua Guanabara e a Avenida 9 de Abril até a Praça Rui Barbosa, o Recanto.

Na chegada, serão desenvolvidas atividades corporais e haverá exposição de trabalhos artesanais realizados por pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS II e CAPDS AD (Álcool e Drogas). A data é celebrada pelas equipes da Saúde Mental de Mogi Guaçu há 10 anos com ações realizadas internamente nos CAPS e nos demais serviços de saúde com a comunidade. A caminhada é novidade.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído a partir do II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, realizado em Bauru em 1987. A iniciativa foi de profissionais da área que organizaram o primeiro manifesto público propondo a extinção dos manicômios por considerar desumano e cruel o tratamento dispensado a pacientes do sistema.

O Movimento Antimanicomial que surgiu a partir da manifestação pelos direitos das pessoas com sofrimento mental à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidados e tratamento como qualquer outro cidadão, sem encarceramento em hospitais psiquiátricos.

Matéria: Assessoria de Comunicação de Mogi Guaçu

 

Comentários