Dia do Rei celebra cultura dos imigrantes no dia 24 de abril

Holambra celebra esse mês, no dia 24 de abril, o Dia do Rei – a maior festividade popular da Holanda. Tradição também na cidade mais holandesa do Brasil, o evento reúne todos os anos centenas de pessoas nas proximidades do Moinho Povos Unidos, o maior da América Latina, para resgatar algumas das principais heranças culturais trazidas pelos imigrantes à única estância turística da região. O evento acontece a partir das 9h e é aberto a toda a comunidade.

O objetivo da comemoração, segundo o prefeito Fernando Fiori de Godoy, é fortalecer a atividade turística e preservar raízes e costumes de uma parcela significativa de moradores.

“A vocação turística, o diferencial arquitetônico e a cultura agrícola de Holambra devem muito à influência da imigração. É importante que não deixemos de valorizar a história dos imigrantes que é também parte da história da nossa cidade”, comentou o prefeito.

Para garantir o caráter tradicional da celebração, serão realizadas apresentações da Orquestra de Viola Caipira, do grupo de gaiteiros, de danças folclóricas e da Fanfarra Amigos de Holambra, que volta à comemoração holambrense depois de se apresentar, em 2015, em festividades do Dia do Rei na Holanda. A festa contará ainda com a oferta do típico “café com bolo” ao público presente.

Assim como nos últimos anos, a programação festiva terá início logo após a Corrida do Rei – prova de pedestrianismo que terá início às 8h, com percursos de 5km e 10km.

“O Dia do Rei é uma das festividades típicas mais bonitas e agradáveis do nosso calendário de eventos. É um momento de confraternização entre visitantes e moradores, brasileiros e holandeses”, afirmou a diretora municipal de Turismo, Alessandra Caratti.

Durante todo o evento, o Moinho Povos Unidos permanecerá aberto para visitação.

 

Matéria: Ariel Cahen

diarei3

 

Comentários