Jaguariúna terá 184 alunos do 6º ao 9º Ano na segunda fase da OBMEP

A 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2018) teve sua primeira fase realizada no dia 5 de junho e Jaguariúna registrou 184 alunos classificados para a segunda fase, cujas provas serão aplicadas no dia 15 de setembro, na Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno.

Promovida pelo Ministério da Educação, a OBMEP é direcionada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, estudantes do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais, além de escolas particulares.

O objetivo principal, de acordo com o Ministério da Educação, já foi alcançado, pois o estímulo em estudar matemática fez da OBMEP a mais tradicional entre as olimpíadas que privilegiam disciplinas curriculares no Brasil.

Com isso, ela contribui para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilita que o maior número de alunos possa ter acesso a material didático de qualidade, além de premiar os estudantes com medalhas de ouro, prata e bronze.

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e reúnem, atualmente, milhões de estudantes, atingindo a quase totalidade de municípios brasileiros. Nesta edição 2018, conforme o governo federal, será oferecida também a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Júnior/OBMEP).

Isso significa que os participantes irão concorrer a uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior, concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A secretária de Educação de Jaguariúna, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa, destacou o salto na qualidade do trabalho da educação municipal.

Segundo ela, o grande número de alunos classificados para a segunda fase da OBMEP 2018 revela que a educação em Jaguariúna comprova a excelência na qualidade do ensino oferecido. “Inegavelmente, esse resultado é o reflexo de tudo o que vem sendo feito dentro e fora das salas de aula. Dou meus parabéns aos professores, alunos e às equipes gestoras das escolas, juntamente com os demais servidores da Secretaria de Educação pelo sucesso. Esse excelente trabalho é que melhora, cada vez mais, a qualidade da educação na rede municipal de Jaguariúna”.

 

Comentários