Moradores ajudam o SAAE Pedreira a economizar 68 mi de litros de água

Mesmo sem implantar o racionamento, mas adotando medidas restritivas ao consumidor que desperdiçar água, o SAAE de Pedreira conseguiu, com a ajuda voluntária dos pedreirenses, que aderiram aos apelos do uso racional, economizar, de janeiro a julho de 2014, 68 milhões e 77 mil litros de água.

A multa aos moradores que desperdiçam água foi imposta para evitar a adoção do racionamento no município. De acordo com a direção da Autarquia, o consumo foi reduzido em 27,71% neste período.

A multa de mais de R$ 400,00 é aplicada em quem é flagrado lavando a calçada, vidraçaria ou o carro ou ainda molhando os jardins com mangueira. A multa ocorre após o ato ser flagrado e fotografado. Mas a maioria da população compreendeu rapidamente a gravidade da crise e colaborou ativamente, diminuindo o consumo.

Segundo o prefeito Carlos Pollo, apesar da possibilidade da multa, o SAAE tem optado por ações educativas. Por enquanto, a população tem entendido e colaborado. Isso ajuda a prevenir a implantação do racionamento no município. “Se não controlar esses tipos de abuso (desperdício), a cidade toda pode ser prejudicada”, destacou o prefeito.

“É muito bom ter o retorno da comunidade. Essa contrapartida do poder de fechar as torneiras demonstra a ação responsável da maioria dos moradores, que inclusive apoiou as medidas restritivas – como a multa – para reprimir o desperdício e reduzir o consumo voluntariamente. É triste ver diariamente nos jornais que cidades vêm adotando medidas drásticas devido a falta de água para captação. Por isso, estamos atentos para evitar um desabastecimento mais grave no futuro. A região vive uma das piores estiagens da história”, salientou o prefeito Carlos Pollo.

O diretor do SAAE José Moretti Neto diz que o exemplo deve partir de casa. “Há meses o SAAE deixou de utilizar mangueiras para lavar a calçada e a vidraçaria da sede do órgão. Quem fiscaliza e pede para economizar não pode fazer uso inadequado da água”.

 

Comentários