Prefeitura de Mogi Guaçu decreta estado de emergência

O Município decretou nesta segunda-feira, dia 28, estado de emergência e determinou a identificação e a requisição de combustíveis dos postos de combustíveis para o abastecimento dos veículos oficiais, devido à paralisação dos motoristas de caminhão que ocorre por todo o país.

O decreto assinado pelo prefeito Walter Caveanha deixa expresso que todas as empresas que comercializarem combustíveis em Mogi Guaçu devem assegurar prioridade no atendimento de serviços essenciais.

O decreto classifica como serviços essenciais: saúde (nos casos classificados como urgência e/ou emergência, distribuição de insumos e medicamentos), educação (distribuição de gêneros alimentícios para estabelecimentos educacionais), transporte coletivo urbanocoleta de lixosegurança pública e defesa civil. O decreto terá validade até que o fornecimento de combustível seja normalizado.

A Prefeitura de Mogi Guaçu fez o seguinte balanço da situação dos serviços público na manhã desta segunda-feira:

– Permanece a orientação do prefeito Walter Caveanha às secretarias municipais, à FEG (Fundação Educacional Guaçuana), Proguaçu, Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos” e SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) para que os veículos municipais permaneçam estacionados e que sejam utilizados apenas em casos de urgência e/ou emergência.

– A Secretaria de Segurança informa que conseguiu abastecer os veículos da Guarda Civil Municipal no final de semana, o que garante o patrulhamento preventivo em locais de aglomeração e prioritários, como praças, rotatórias etc. Ocorrências de urgência e emergência estão sendo atendidas normalmente, assim como pontos fixos como a UPA (PPA) do Jardim Novo II e o Pronto Socorro Municipal.

– A Secretaria de Serviços Municipal reafirma que a coleta de lixo domiciliar ocorre normalmente, por ainda existir reserva de combustível para os caminhões utilizados no serviço. A coleta de galhos e entulho deixou de ser feita nestes últimos dois dias, por isso, a Prefeitura pede que a população colabore, evitando que galhos e entulhos sejam colocados em calçadas, passeios e espaços públicos.

– Segundo informação da SOV (Secretaria de Obras e Viação), o transporte coletivo urbano continua adotando a redução da frota em horários de menor movimento. Em dias úteis, das 5h às 8h30, a frota circula em sua totalidade. Das 8h30 até às 16h, há a redução de 50% do número de ônibus nas ruas, voltando à sua totalidade a partir das 16h, até o término do horário de circulação, à noite.

– Na Saúde, o atendimento só ocorre para casos classificados como urgências e emergências. A remoção de pacientes é feita mediante classificação do Samu. As visitas domiciliares feitas por equipes das Unidades de Saúde da Família estão canceladas. Cirurgias eletivas também estão sendo reagendadas. Já o transporte de pacientes só ocorre em cidades mais próximas a Mogi Guaçu

– O atendimento no Hospital Municipal “Dr. Tabajara Ramos” não foi afetado, pois o estoque de medicamentos, oxigênio e outros materiais é suficiente para as próximas semanas.

– A Secretaria de Educação registrou cerca de 20% de falta de alunos no período da manhã desta segunda-feira. O transporte de alunos fornecido pela Prefeitura opera dentro da normalidade. Quanto à merenda escolar, o fornecimento também segue normalizado em todas as unidades da rede.

 

Comentários