Prefeitura realiza plantio de mudas e amplia espaços-árvore na zona urbana de Holambra

Incentivar o contato de moradores com o meio ambiente, melhorar a estética e a qualidade do ar dos espaços públicos e conscientizar as pessoas acerca da preservação. É com esse intuito que a Prefeitura realizou ao longo da última semana o plantio de 120 mudas de árvores em áreas urbanizadas de Holambra. Entre as espécies escolhidas – todas com base no Plano Municipal de Arborização (PMA) – estão o ipê amarelo, samambaia, astrapéia, pata-de-vaca, quaresmeira e a manduirana.

As mudas foram plantadas em espaços-árvore criados na Alameda Maurício de Nassau (entre a Prefeitura e o Deck do Amor) e nas proximidades da escola municipal Parque dos Ipês. A intenção, segundo Nilson Marconato, diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, é criar espaços como esses em todos os prédios públicos até o final do ano que vem para que sirvam de exemplo aos moradores. Cada espaço-árvore é identificado com uma placa e respeita parâmetros estabelecidos pelo PMA.

De acordo com Marconato, esses espaços podem ser reproduzidos pelos próprios moradores com o auxílio e orientações de profissionais – entre elas, qual espécie deve ser plantada em cada região da cidade, qual o tamanho adequado do local e também quais os cuidados que devem ser tomados com a planta, como irrigação nas primeiras semanas e vigilância contra o vandalismo. Entre os benefícios do espaço-árvore, o diretor destaca maior infiltração de água e redução de danos à calçada.

“Ao plantar uma árvore na rua é fundamental garantir que o canteiro para a muda seja de pelo menos 40% da largura da calçada. Ou seja, 1 metro para calçadas de 2,5 metros de largura e 1,2 metro para calçadas de 3 metros de largura. Outro detalhe é que o comprimento do espaço deve ter o dobro da largura”, explica.

Ainda segundo ele, a participação da população precisa ser efetiva no que diz respeito à arborização urbana. “Queremos criar espaços de grande potencial, trazendo benefícios ao ambiente e aos moradores, como ampliação da biodiversidade, melhora da umidade relativa do ar, redução da poluição atmosférica e sonora, além de embelezamento à paisagem urbana e até a valorização da residência”, aponta.

Os moradores que estiverem interessados em realizar plantio de árvores em frente à sua residência criando novos espaços-árvore podem procurar o departamento municipal de Agricultura e Meio Ambiente no Paço Municipal ou pelo telefone (19) 3802-8000 para orientações.

  

Comentários