UBS inaugurada há uma semana começa atendimentos

No sábado, 06, a Prefeitura de Jaguariúna inaugurou a UBS-1 José Poltronieri, no bairro Nova Jaguariúna. Os atendimentos tiveram início na segunda-feira, 08.

Construída com recursos do programa “Saúde em Ação”, do governo estadual, a nova UBS fica na Rua Januário Elizeu de Navarro, 680 – Bairro Nova Jaguariúna II, tem 759 metros quadrados de área construída, 26 salas (confira abaixo) e beneficia cerca de 9 mil moradores dos seguintes bairros:
Centro, Nova Jaguariúna I, II e III, Carlos Gomes, Colina do Castelo, Fazenda Santa Úrsula, Fazenda Santa Júlia, Jardim Dona Iká I, II e III, Jardim Bela Vista, Jardim Botânico, Jardim Paraíso, Jardim Venturini, Monte Belo, Santa Maria, São Caetano, Tanquinho, São João I e II e Jardim Tonini.

Conforme a secretária titular da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, na nova unidade os pacientes do Sistema Único de (SUS) são atendidos das 7h às 16h, de segunda a sexta. “Ela está em pleno funcionamento e tem um papel importantíssimo na melhoria do atendimento, conforme planejamos”, disse.

O prefeito Gustavo Reis destacou que os investimentos em saúde não param por aí. “Conforme já foi divulgado, ainda este mês iremos entregar mais duas Unidades Básicas de Saúde. Estamos dando continuidade às políticas públicas que priorizam os setores mais importantes para nossa população, e a Saúde é uma delas”.

Além do prefeito e da secretária de Saúde, a cerimônia de inauguração da nova UBS foi prestigiada pela vice-prefeita e secretária do Meio Ambiente, Rita Bergamasco, e pelos secretários municipais Josino José da Silva (Mobilidade Urbana) e Rômulo Augusto Arsufi Vigatto (Planejamento), além de convidados especiais.

Representando a Câmara Municipal, compareceram os vereadores Walter Luiz Tozzi de Camargo (Waltinho/MDB), Afonso Lopes da Silva (Silva/PPS), Davi Hilário Neto (Davizinho/PTB), Ângelo Roberto Torres (Neguita Torres/PTB), Cássia Murer Montagner (Cássia Murer/PR), Inalda Lúcio de Barros Santana (Inalda Cabeleireira/MDB), Cristiano José Cecon (Cristiano Cecon/PV), José Muniz (Zé Muniz/PTB) e Romilson Nascimento Silva (Romilson/PV).

Divisão das salas:

De acordo com a engenheira responsável pela construção da unidade, Bruna Braun, a obra tem cinco anos de garantia e as 26 salas do prédio da UBS do Nova Jaguariúna estão assim divididas:
Sala de Atividades Coletivas (Reuniões), Sala de Curativos, Sala de Inalação, Sanitário Feminino e Sanitário Masculino para usuários (ambos acessíveis para Portadores de Necessidades Especiais (Cadeirantes), Guarda de Macas e Cadeiras de Roda, Consultório Indiferenciado, Prontuário, Sala de Vacinas.

E mais: Consultório de Odontologia, Dispensação de Medicamentos (Farmácia), Sala de Procedimentos com Banheiros para Portadores de Necessidades Especiais (Cadeirantes), Sanitário para Funcionários (Masculino), Sanitário para Funcionários (Feminino), Sala de Utilidades, Sala de lavagem e Descontaminação, Sala de esterilização, Sala de Gerência, DML, Copa, Almoxarifado e Rack.

 

Comentários