Jaguariúna aumenta de 90 para 150 vagas o atendimento a pacientes que fazem Equoterapia

Ampliação permitiu zerar a fila de espera e, conforme a secretária de Saúde, só foi possível graças a verba destinada ao município por parlamentar que atendeu pedido do prefeito Gustavo Reis.

Dar a devida atenção às pessoas com necessidades especiais é parte da política implantada pela Prefeitura de Jaguariúna na área de saúde, e isso tem dado ótimos resultados, segundo a secretária de Saúde do município, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão. Uma dessas ações, segundo ela, está beneficiando diretamente os pacientes que frequentam aulas no Centro de Equoterapia Jaguariúna. A entidade mantém convênio com a Prefeitura e recebe subsídios para prestar esse atendimento especializado.

“Desde 2017 vínhamos desenvolvemos um trabalho constante para obter mais vagas para os pacientes que aguardavam na fila, conforme solicitou o prefeito Gustavo Reis, e temos a grata satisfação de anunciar, neste início de 2019, que zeramos a espera, ou seja, todos estão recebendo atendimento e frequentado as aulas de equoterapia”, comemora a secretária de Saúde.

Informado desse avanço na área da saúde, o prefeito Gustavo Reis fez questão de agradecer o empenho do parlamentar de seu partido (MDB). “Todo administrador público busca recursos onde eles estão disponíveis, e é nessas horas que os aliados são de grande importância. Se hoje temos condições de ter 60 novas vagas para pacientes que necessitam da Equoterapia em sua reabilitação, visando a inserção social, agradeço especialmente ao deputado Baleia Rossi, que foi sensível à minha solicitação e nos atendeu prontamente”, destaca o prefeito.

A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é uma terapia com cavalos e serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Ela serve para complementar o tratamento de indivíduos com deficiências ou necessidades especiais, como a síndrome de Down, paralisia cerebral, derrame, esclerose múltipla, hiperatividade, autismo, crianças muito agitadas ou com dificuldade de concentração, por exemplo.

Um balanço da Secretaria de Saúde de Jaguariúna aponta que até o ano passado 90 crianças frequentavam as aulas de equoterapia, número que saltou para 150 agora, com a criação de 60 novas vagas.

“Isso foi possível graças a um recurso de R$ 200 mil, enviado a Jaguariúna pelo deputado Baleia Rossi (MDB). Foi o pontapé inicial para a Secretaria de Saúde garantir recursos em seu orçamento para ampliar a quantidade de crianças e demais pacientes que frequentam as aulas de equoterapia”, revela Maria do Carmo. Segundo ela, o custo mensal para manter esse benefício aos pacientes este ano é de R$ 69 mil.

Fotos: Ivair Oliveira – PMJ

 

Comentários