Apresentação gratuita de “chorinho”

A cidade de Pedreira recebe na sexta-feira, dia 3 de outubro, apresentação gratuita do projeto “Desenhando no Circuito das Águas”, de música instrumental brasileira do gênero chorinho. O evento acontece às 20h, na Câmara Municipal, Rua Prof. João Alvarenga, 75, Centro.

O projeto "Desenhando no Circuito das Águas" tem apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC)

O projeto “Desenhando no Circuito das Águas” tem apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC)

“As apresentações são formas de difundir a música instrumental brasileira, incentivando o público a prestigiar o estilo, além de oferecer ao público um programa musical diferente, rico culturalmente e atrativo. Nossa música brasileira é das mais ricas do planeta e o chorinho uma das representações mais originais deste imenso repertório. Além de ser uma música desafiante e irreverente, trazendo muita satisfação ao ouvinte e a quem a executa”, conta o flautista e proponente do projeto, Fefê Corradini.

O grupo musical conta com os músicos Paulinho Marciano (pandeiro), Jairo Ribeiro (cavaquinho), Fefê Corradini (flauta) e Rafael Schimidt (violão), e  traz no repertório músicas do CD “Desenhando”, gravado e produzido através do Programa de Amparo à Cultura, da Prefeitura Municipal de Amparo, e conta com músicas brasileiras inéditas no estilo instrumental chorinho, além de canções clássicas do gênero.

Chorinho, como popularmente é chamado, é um gênero musical tipicamente brasileiro e que serviu de inspiração a diversos compositores eruditos brasileiros e estrangeiros. O estilo nasceu na cidade do Rio de Janeiro em meados do século XIX e é muito prestigiado por músicos de diversas nacionalidades por sua grande riqueza cultural e urbana.

O projeto “Desenhando no Circuito das Águas” tem apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e conta com importante apoio cultural das empresas: Jaguar Plásticos, Pró-Som Instrumentos Musicais, Supermercado Unidos, Supermercado Daólio e HTM.

Além de diversas apresentações nas cidades da região, o projeto “Desenhando no Circuito das Águas” realiza oficinas culturais gratuitas de iniciação à flauta para jovens de 10 a 14 anos na cidade de Amparo. Mais informações pelo e-mail priscila@fundacaosaopedro.org.br.

 

Comentários