Austrália: Sete motivos para fazer intercâmbio no país
O sexto maior país é mundialmente famoso por ser a terra dos cangurus, dos coalas e do surf. A Austrália tem sido cada dia mais procurada pelos brasileiros que desejam fazer um intercâmbio.
Além de seus desertos, conhecidos também por outbacks, o país tem praias incríveis, paisagens de tirar o fôlego e vida noturna agitada. Os que gostam de passeios culturais ficaram encantados com a arte aborígene, dos primeiros habitantes do continente.
Motivos é que não faltam para tornar a Austrália a principal escolha para um intercâmbio. Para deixar a escolha ainda mais fácil, destaquei sete principais razões para embarcar nesse destino.
Paisagens: mundialmente famosa pelo surf: o país é sede de algumas etapas do campeonato mundial de surf, e não é a toa, as praias são perfeitas para a prática do esporte. A paixão é tanta que algumas escolas oferecem até porta prancha. Mas o país tem muito mais a oferecer, além de praias deslumbrantes, há desertos, montanhas, flora e fauna. Quem não se encanta com os coalas e cangurus?
Clima similar ao nosso: As estações acompanham o calendário brasileiro e de todo o hemisfério sul – com temperaturas amenas e parecidas com as que encontramos no Brasil. A diferença é que as estações são mais bem definidas.
Ensino: escolas de inglês com excelente qualidade. Se você quer aprimorar o idioma, a Austrália tem instituições com ótima metodologia. Há muitas opções nas principais cidades.
Cursos técnicos: muitas opções em todas as áreas, os famosos VET (Educação e Treinamento Vocacionais) tem ótimo padrão de ensino. Essa é uma boa alternativa para quem já tem o inglês avançado e quer se destacar em alguma área profissional específica.
Trabalho: permissão de trabalho para estudantes brasileiros. Se estiver matriculado em um curso de pelo menos 14 semanas, com carga horária mínima de 20 horas semanais, pode trabalhar 40 horas a cada duas semanas. Uma ótima forma de ajudar nos custos do intercâmbio.
Qualidade de vida e segurança: das cidades mais tranquilas até as grandes metrópoles, os locais são seguros para os moradores e turistas, você pode andar tranquilamente, independente do horário. O transporte público funciona bem. Há muitas opções de lazer ao ar livre, os australianos também prezam por uma vida saudável, tanto que a bicicleta é um dos meios de transporte mais utilizados por lá.
Povo acolhedor e receptivo: além de muito educados, os australianos são muito amigáveis com estrangeiros, tanto que o país conta com mais de 200 nacionalidades presentes. Já viu que não vai ser difícil ser bem recebido, né?
Gostou? O próximo passo é procurar uma agência de intercâmbio sólida e conversar com seu consultor para escolher a escola e cidade que mais se encaixem no seu perfil. Depois é só escolher a data, deixar o passaporte e visto em dia e arrumar as malas.
Ana Luisa D’Arcadia de Siqueira é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios