Curso de Ciências Biológicas do Unasp lançou seu primeiro periódico científico

A “Acta Scientiae Biological Research” é o mais novo periódico acadêmico adicionado ao Portal de Revistas Científicas do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp). Publicada semestralmente, ela tem o objetivo de proporcionar conteúdo exclusivo para o corpo docente e discente acadêmico, sendo elaborada pelo curso de Ciências Biológicas do Unasp, campus São Paulo, em parceria com a Unaspress (editora do centro universitário).

A proposta do material é a de “publicar textos oriundos de pesquisas originais nas diferentes áreas das ciências biológicas, como biologia celular e molecular, animais, plantas, microrganismos; e textos relacionados à docência em ciências e biologia, visando a promoção e o desenvolvimento científico e encorajando a troca de ideias”, elucida o editorial da revista.

Para Neuziane Kloss, mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), a publicação desse tipo de material acadêmico é extremamente importante para o enriquecimento do centro de ensino. “As grandes universidades prezam por isso. É um meio significante de mostrar no que o ambiente acadêmico está trabalhando e o que tem produzido”, ressalta Neuziane, graduada em Ciências Biológicas pelo Unasp e também autora de um dos artigos publicados na edição.

O editor-chefe da Acta Scientia Biológica conta que “sempre foi o sonho do Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciências Biológicas Unasp-SP possuir um veículo para publicação dos trabalhos e pesquisas dos docentes e discentes”, explica o também professor da graduação em Ciências Biológicas do Unasp, Dr. Valdemir Abreu. “Assim, estimulamos os docentes a relatarem os resultados obtidos nas pesquisas ou trabalhos de conclusão de curso, na forma de artigo científico”, ressalta.

Nesse primeiro volume, a abordagem dos temas foi voltada à temas na área de histologia, genética, microbiologia, relacionadas à saúde, botânica econômica e o direcionamento dos docentes ao lecionar nas disciplinas de Ciências e Biologia nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. A Acta não é só um material para publicação interna, como também recebe material científico de pesquisadores de outras instituições, passando primeiramente por uma equipe editorial responsável pela seleção e análise do mérito dos artigos.

Além da revista de Biologia, o sistema de Periódicos do Unasp possui revistas nas áreas de Ciências Humanas, Teologia, Educação e de estilo de vida. Esses periódicos se utilizam do software Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) para a construção e gestão de publicações periódicas eletrônicas. Os materiais estão disponíveis no site.

revista

 

Comentários