Empresários holambrenses e turistas falam sobre o desenvolvimento do turismo na cidade

Nesta semana do aniversário da cidade a reportagem do Jornal de Holambra conversou com empresários da área de turismo e com turistas que falaram sobre o desenvolvimento da cidade e do turismo

Holambra sempre teve uma vocação de cidade turística, principalmente pela sua economia essencialmente voltada para o cultivo de flores e plantas. Porém, a partir da sua emancipação, que completa 28 anos neste mês, e após receber a denominação de Estância Turística de Holambra sua vocação para o turismo, até então meio tímida, teve uma surpreendente evolução que trouxe um crescimento substancial nos investimentos na área voltada ao turismo.
Assim, é visível o crescimento de visitantes que circulam todos os dias pelos diversos pontos atrativos que encantam os turistas, bem como encontram opções na área cultural, gastronômica e de passeios.
Pode-se notar, hoje em dia, que não é só na época dos grandes eventos, como a Expoflora, que a cidade recebe muitos visitantes. Em todas as épocas do ano e em todos os dias da semana, pode se notar um grande número de visitantes, de todas as partes do país, circulando pelas ruas e pontos turísticos da cidade.
Nesta semana do aniversário da cidade, comemorado no domingo, dia 27, a reportagem do Jornal de Holambra conversou com empresários da área voltada ao turismo e com turistas que falaram sobre o desenvolvimento da cidade e do turismo que se tornou um grande aliado na economia da cidade.

Gemma Schoenmaker Balazina – Casa Bela Presentes – Restaurante Casa Bela – Casa Bela Modas e Holambra By Desingners

“Começamos nos anos 80 com a Casa Bela Presentes, um comércio voltado para venda de presentes e lembranças tipicamente holandesas. Para acompanhar o desenvolvimento da cidade abrimos o Café Casa Bela, que mais tarde se transformou no Restaurante Casa Bela, sempre buscando acompanhar o crescimento da cidade e do turismo. Hoje temos também a Casa Bela Modas e Holambra by Desingners, voltada ao conceito de trabalhar com produtos dos artesãos de Holambra e região. A gente percebe que Holambra se tornou uma cidade bonita, bem cuidada, com muitos locais públicos que enchem os olhos dos visitantes, além de eventos oferecidos, tanto pela comunidade como pela administração. Isso tem atraído muito mais visitantes e aumentado os comércios e empresas, principalmente voltados para o turismo”.

Ivan Bonano – Bar e Restaurante do Ivan

“Comprei o Bar do Ivan nos anos 80 algum tempo depois que vim morar em Holambra. O bar ficou na avenida principal por oito anos e foi um dos primeiros comércios da cidade. Depois mudei para outro endereço, mas há 17 anos estou com o ‘Bar e Restaurante do Ivan’ no centro de Holambra servindo comida caseira e marmitex. Quando abri o restaurante a cidade era bem pequena e tinha poucos comércios. Hoje a cidade cresceu muito e teve um grande aumento no número de bares, lanchonetes e restaurantes, justamente devido ao aumento no fluxo de visitantes. Esse crescimento é bom para o comércio, mas precisa ser ordenado, planejado, do contrário pode começar a trazer alguns problemas”.

Marcel – Restaurante Traterie Holandesa

“Meu restaurante existe desde 93, mas está há 10 anos no endereço atual. Durante este período é visível o crescimento de turistas visitando a cidade graças aos investimentos em melhorias e na divulgação dos pontos turísticos e dos eventos realizados na cidade. Isso tudo tem atraído mais turistas e mais empresas que se instalam na cidade e seu entorno. O fluxo de pessoas nos restaurantes e eventos aumentou muito porque os turistas são atraídos pelos atrativos e pela tranquilidade da cidade”.

Claudia Storti – Lanchonete e Sorveteria Tia TaTa

“Comecei a trabalhar como ambulante e com aumento das vendas resolvi abrir uma pequena sorveteria e pastelaria. Depois de algum tempo, com o crescimento dos clientes o lugar ficou pequeno e mudei para um local maior para atender os clientes. Meu comércio é bem popular e os clientes são na maioria moradores da cidade, mas também atendo alguns turistas. Sou a favor do crescimento da cidade, mas acho que os pequenos comércios ficaram em desvantagem, pois os turistas procuram principalmente os comércios maiores, mais estruturados e em locais privilegiados. Os comércios da avenida principal estão com problemas porque a reforma do calçamento não foi concluída e tem alguns pontos que ficaram esburacados e isso afasta um pouco os turistas”.

Derci Rocha – Theos Turismo Receptivo

“Estamos há 10 anos no mercado de turismo, funcionando como Agência de Turismo Receptivo, prestando todo apoio ao turista que vem para Holambra. Com certeza, a área do turismo cresceu muito nesses 10 anos e ainda tem muito para crescer. Principalmente nos últimos cinco anos é muito claro o desenvolvimento dessa área, mas como todo ramo de trabalho tem altos e baixos. A força do poder público é grande, mas a união dos poderes e a soma de esforços dos envolvidos, a união das categorias tem grande contribuição no crescimento do turismo na cidade”.

Stefano – Oca Sucos e Café

“Comecei com o Oca Sucos e Café no final de 2018, mas trabalhei anteriormente em outro comércio da cidade. Trabalhando numa área voltada ao turismo pude observar que o fluxo de turistas na cidade aumentou bastante nos últimos anos e isso fez o comércio crescer muito também. Holambra recebe visitantes de cidades da região em passeios do tipo bate e volta, mas recebe também turistas de várias partes do Brasil que permanecem mais tempo na cidade. Assim os hotéis também recebem muitos hospedes, principalmente nos finais de semana. A estrutura física da cidade também tem melhorado bastante para beneficiar principalmente o turismo”.

Turistas da região e de várias partes do Brasil também falaram sobre fazer turismo em Holambra

Carol e Tafnes – Jovem casal de Coronel Fabriciano – Minas Gerais

“Viemos conhecer Holambra porque vimos sobre a cidade nas redes sociais e também através das flores que são produzidas aqui e são vendidas na cidade onde moramos. Estamos viajando para comemorar nosso terceiro ano de casados e adoramos conhecer a cidade. Achamos tudo lindo, uma cidade limpa, tranquila, acolhedora, cheia de beleza por todos os lados. Adoramos conhecer o Moinho, o Deck do Amor, a praça dos chalés, enfim todos os lugares que visitamos. Também gostamos do atendimento nos restaurantes e do acolhimento nos lugares onde fomos passear”.

Pedro Luiz Teixeira – Santo André/SP

“Minha esposa já conhecia Holambra, mas eu estou vindo pela primeira vez e gostei muito de tudo que vi. Gostei principalmente da tranquilidade e do charme que a cidade tem. Também gostamos dos restaurantes e do comércio da cidade”.

Vanilsa – Betim – Minas Gerais

“Viemos com minha cunhada que mora em Hortolândia para conhecer Holambra. Vim com meu marido, minha filha, minha mãe e minha sobrinha. Estamos adorando conhecer a cidade, tudo aqui é maravilhoso. Estamos aqui nesse lago e já fomos em outros lugares, mas ainda queremos visitar mais locais. Achamos a cidade encantadora, maravilhosa!”

Michele – Jundiaí/SP

“Eu vim para Holambra quando ainda era criança, mas faz tempo que queria voltar para passear na cidade. Hoje estou de volta depois de muitos anos. Estou admirada como a cidade cresceu e ficou ainda mais bonita. Estou encantada com as flores e o colorido em todos os lugares por onde passei. Também aproveitamos para almoçar e para comprar lembranças para meus filhos”.

Gerson Prado – Maria José Prado – Adriane Prado – São Luís do Maranhão

“Minha irmã Adriane já esteve em Holambra uma vez, mas eu e minha mãe estamos aqui pela primeira vez. Estamos no Unasp em Engenheiro Coelho e aproveitamos para conhecer a região. Nos recomendaram para vir até Holambra e achamos a cidade muito bonita e bem estruturada. Chegamos agora, mas queremos conhecer a cultura e a gastronomia da cidade”.

Alexandre Coelletto – Jaguariúna/SP

“Tenho uma empresa em Holambra e hoje estou com minha esposa e um casal de amigos almoçando na cidade. O que nos atrai para Holambra é a beleza e a tranquilidade da cidade, além da gastronomia diferenciada dos seus restaurantes, como o Traterie Holandesa, que oferece pratos típicos da culinária holandesa”.

Turistas:

 

Comentários