Igreja Matriz recebe exposição que retrata a histórias de mulheres com câncer

Promovida pelo Grupo SOnHe, em parceria com Prefeitura de Santo Antônio de Posse, a exposiçãoMulheres Verdadeiras, que já percorreu diversas cidades no interior de São Paulo, traz histórias de 12 mulheres diagnosticadas com câncer de mama; a visitação é gratuita.

O que te inspira? O que te move? Quais são os seus medos e suas aflições? As respostas dessas perguntas viraram, em 2020, o e-book Mulheres Verdadeirasproduzido pelo Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia, com depoimentos de 22 diferentes mulheres para a campanha anual do grupo  Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser. E, neste ano, 12 histórias dessas mulheres que abriram seus corações e despiram suas almas em textos de vida real viraram uma exposição itinerante quejá percorreu diferentes cidades no interior de São Paulo. E, com parceria da Prefeitura de Santo Antônio de Posse, chega à cidade em local inédito: na Igreja Matriz. A exposição acontecerá no dia 28 de outubro, das 15 às 20 horas com visitação gratuita.

“É muito gratificante tirar do virtual o nosso e-book Mulheres Verdadeiras, que até já ultrapassou fronteiras e chegou na Holanda, onde a jovem universitária campineira Ana Lima, acreditou no projeto e transformou cada uma das histórias em figuras artísticas. São 12 delas expostas ao público gratuitamente. Iluminar os lugares com a cor rosa passou a ser pouco, precisamos expandir. É necessário ter um propósito maior, uma causa verdadeira sendo defendida e ‘Mulheres Verdadeiras’ é a prova de que é possível tocarmos a alma de outras pessoas, de maneira singela e conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, qualquer que seja o tipo de câncer. Ter a Prefeitura de Santo Antônio de Posse, por meio da Secretaria de Saúde, e a Igreja ao nosso lado apoiando nesta campanha do Outubro Rosa é um passo muito importante na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no município”, exalta Dr. André Sasse Oncologista do Grupo SOnHe e apoiador do projeto.

Além da exposição, a Mulher Labirinto, uma estrutura interativa de silhueta feminina feita de metal elétrico, será usada para chamar a atenção das mulheres para conhecer seu corpo e cuidar dele. Em uma brincadeira lúdica com perguntas a serem respondidas, nas quais o participante manipula um bastão de metal em volta do corpo sem encostar nele. Caso encoste, soa um apito. “É uma brincadeira no corpo de metal de 1,60m, mas com muita informação sobre câncer passada de forma amigável, simples e de fácil entendimento para incentivar os exames e as visitas de rotina ao médico”, explica Renata Sasse, Diretora do Grupo SOnHe.

Dados do câncer de mama

O câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos novos estimados em 2020, o que representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados para esse ano (15,5% dos óbitos por câncer em mulheres) (IARC, 2020).  No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama também é o mais incidente em e para o ano de 2021 foram estimados 66.280 casos novos. Na mortalidade proporcional por câncer em mulheres, em 2019, os óbitos por câncer de mama ocupam o primeiro lugar no país, representando 16,1% do total de óbitos.

Sobre o Grupo SOnHe

O Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia é formado por oncologistas e hematologistas que fazem atendimento oncológico alinhado às recentes descobertas da ciência, com tratamento integral, humanizado e multidisciplinar no Hospital Santa Tereza, Radium Instituto de Oncologia e Madre Theodora, três importantes centros de tratamento de câncer em Campinas, e na Santa Casa de Valinhos.  O Grupo oferece excelência no cuidado oncológico e na produção de conhecimento de forma ética, científica e humanitária, por meio de uma equipe inovadora e sempre comprometida com o ser humano. O SOnHe é formado por dez especialistas sendo cinco deles com doutorado e três com mestrado. Fazem parte do Grupo os oncologistas André Deeke Sasse, David Pinheiro Cunha, Vinícius Correa da Conceição, Vivian Castro Antunes de Vasconcelos, Rafael Luís, Susana Ramalho, Leonardo Roberto da Silva, HigorMontovani e Isabela de Lima Pinheiro e pelas hematologistas Sonia Iantas e Lorena Bedotti.

 

Comentários