Jaguariúna recebe programa pioneiro de educação da SKY em escolas municipais

Cerimônia de lançamento do projeto Escola+ será na segunda-feira, dia 18, às 14h, no Teatro Municipal

A SKY, maior operadora de TV por assinatura via satélite do País, estabeleceu uma parceria com a Prefeitura de Jaguariúna e ambas promovem na próxima segunda-feira, dia 18, às 14h, no Teatro Municipal, a cerimônia de lançamento do Escola+, também conhecido como “Escola Plus” e definido pela empresa como “o mais avançado projeto de educação audiovisual da América Latina”, que disponibiliza gratuitamente o conteúdo da TV paga para enriquecer a grade curricular das escolas da rede municipal de ensino.

O evento tem confirmadas as presenças do prefeito Gustavo Reis, do gerente regional Escola+, Germán Covarrubias, do vice-presidente de Relações Institucionais da SKY, Adir Matos, do vice-presidente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da SKY, Sandro Mesquita, e do gerente do Senac Mogi Guaçu, Marcelo Paganini.

O Escola+ terá início em um projeto piloto em 60 instituições das cidades de Jundiaí e Jaguariúna, e deverá beneficiar mais de 25 mil crianças, entre 7 e 15 anos. Desenhado para complementar o ensino nas aulas com material audiovisual, ele contribui também com o processo pedagógico dos professores.

Como ferramenta principal, transmitirá – por meio da televisão via satélite – o conteúdo educacional de parceiros como Discovery na Escola, National Geographic, Disney, Take Off Media e Fundación Torneos. O programa também tem apoio das prefeituras e Secretarias de Educação, que auxiliaram na seleção das unidades beneficiadas. Já o Senac será responsável pela capacitação dos professores.

O objetivo é fazer com que os professores estejam aptos a identificar, dentro da vasta programação disponibilizada, quais são os conteúdos que melhor se adaptam a sua grade curricular e como inseri-los nas ações de ensino e aprendizagem.

Capacitação

Os treinamentos serão ministrados a partir das metodologias ativas já utilizadas pelo Senac, que são estruturadas na prática e participação dos professores, e fundamentadas em situações reais na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências. A equipe de professores selecionada para participar do Escola+ terá acompanhamento constante da instituição e da SKY.

Na América Latina, o projeto implementado em 2007 pela DIRECTV, já abrange 8 países e beneficia mais de 8,8 mil escolas, atingindo mais de 2 milhões de estudantes. Desde seu lançamento, mais de 129 mil horas de conteúdos foram transmitidas.

A foto nessa reportagem registra a reunião de apresentação do programa pelos executivos da Sky, ocorrida em 11 de janeiro de 2018, no gabinete do prefeito de Jaguariúna, com a participação da vice-prefeita Rita Bergamasco e da secretária municipal de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa.

 

Comentários