Mogi Mirim e outros 61 municípios vão ser beneficiados com R$ 580 milhões na Saúde

Verba faz parte de programa Oficina de Regionalização da Saúde; Paulo Silva já assinou o convênio

O Governo do Estado de São Paulo vai investir R$ 580 milhões em Saúde em cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) – da qual Mogi Mirim faz parte – e das regiões de São João da Boa Vista, Jundiaí e Bragança. O objetivo é melhorar o atendimento em saúde em 62 municípios dessas áreas do Estado.

Grande parte desses recursos vem da Tabela SUS Paulista, que complementa o SUS Federal, assim como do IGM Paulista e irá beneficiar mais de 5,6 milhões de pessoas. O anúncio foi feito na tarde de quarta-feira (6), na FAJ (Faculdade de Jaguariúna), pela secretária estadual interina da Saúde, Priscilla Perdicaris, durante a realização da segunda fase do programa Oficinas de Regionalização da Saúde.

Ela assinou o documento ao lado de prefeitos da região e de representantes de 137

entidades filantrópicas, inclusive Santas Casas. O prefeito Paulo Silva também esteve presente à cerimônia e aderiu ao convênio. Já a secretária municipal da Saúde, Clara Alice Franco de Almeida Carvalho, discursou na cerimônia, como membro da diretoria do Cosems-SP

(Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).

Ela lembrou que muitas cidades da região enfrentam dificuldades no atendimento de certas especialidades médicas, principalmente, nas áreas de cardiologia e oncologia. Para Clara, esses investimentos, somados a ações regionalizadas propostas pelo Governo do Estado, deverão suprir essa carência.

A Oficina de Regionalização, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, consiste na realização de discussões coletivas sobre a importância da parceria entre os municípios e o governo estadual. Ainda de acordo com os gestores do programa, tratando a Saúde pela ótica da regionalização, pretende-se buscar soluções mais rápidas e eficientes.