Como iniciar e se adaptar a uma rotina de exercícios físicos?
(Créditos: Drazen Zigic / iStock)
Saiba tudo que deve ser considerado para se sair bem-sucedido no processo de adaptação à modalidade escolhida
Iniciar uma rotina de atividades físicas não costuma ser uma tarefa simples, especialmente para quem nunca teve esse hábito. Muitas pessoas começam a praticar seus exercícios cheias de ânimo, mas por diversos motivos acabam abandonando os treinos pouco tempo depois. Indo muito além do empenho pessoal de cada um, torna-se necessário ter um bom planejamento para conseguir prevalecer.
Para quem é iniciante, existem muitos fatores a serem considerados para garantir uma boa adaptação. Esse processo inicial é sempre a parte mais difícil, pois, uma vez que o corpo e a mente estiverem acostumados, tudo passará a ser muito natural. A seguir, confira alguns pontos fundamentais para quem está começando a praticar exercícios agora:
Escolha uma modalidade prazerosa
Quando o assunto é levar uma vida fitness, a maioria das pessoas acaba se matriculando em uma academia para praticar exercícios aeróbicos ou musculação. Ambas são opções válidas e acessíveis, se tornando ainda mais atrativas devido ao período de funcionamento desses estabelecimentos, que se adequa bem à rotina das pessoas.
Contudo, nem todos conseguem se adaptar bem a essa rotina de academia. Alguns podem não se sentir à vontade pelo ambiente aglomerado, enquanto outros simplesmente não se dão bem com os exercícios. Nesse caso, é importante buscar uma alternativa que seja prazerosa, pois isso é fundamental para garantir consistência.
A lista é vasta, podendo ser uma arte marcial, natação, ciclismo, caminhada, etc. Explore alternativas para se encontrar!
Estabeleça um treino realista
Quando o objetivo é conquistar um corpo mais forte e definido, muitas pessoas acabam atropelando sua rotina de treinos para acelerar o processo – algo completamente fora da realidade. A intensidade dos treinos é importante, mas existem muitos outros fatores tão relevantes quanto.
Todo iniciante precisa começar de baixo, com treinos leves e menos exigentes. O corpo precisa ganhar condicionamento físico para que a intensidade possa ser aumentada, algo que acontecerá naturalmente. Além disso, é importante estabelecer uma dieta equilibrada para conseguir ganhar massa muscular – outro fator determinante nesse processo.
Aumentar a intensidade dos treinos antes da hora é muito perigoso e pode resultar em lesões sérias.
Acompanhamento profissional
O acompanhamento profissional também é importante em todos os sentidos. Consultar um médico ajuda a entender qualquer limitação do corpo previamente, evitando se expor a riscos desnecessários. Além disso, eles também fornecem uma orientação adequada sobre como tomar creatina e outros tipos de suplementos.
Já um personal trainer pode ser eficiente em fornecer treinos adequados ao nível do seu aluno, buscando explorar sua capacidade máxima sem exigir demais do corpo. Assim, é possível potencializar seus resultados e minimizar quaisquer chances de sofrer lesões.