Morte de Pelé, o Rei do Futebol, repercute na imprensa internacional*.

Ídolo do futebol mundial passou por cirurgia para retirar tumor no cólon em 2021 e é considerado um dos grandes nomes da história do esporte mundial
Pelé, um dos maiores jogadores de futebol da história, morreu aos 82 anos de idade nesta quinta-feira (29), e a morte dele é o principal assunto não só no Brasil como na imprensa internacional. O Rei do Futebol tinha passado por um tratamento de tumor de cólon, devido ao qual ele se submeteu uma cirurgia e quimioterapia.

Os principais jornais e sites do mundo, especialmente em países onde o futebol tem uma forte tradição e paixão do público, noticiaram a morte de Pelé, exaltando a sua importância nos campos e servindo de inspiração para muitos craques que vieram depois.
PROBLEMAS DE SAÚDE
O craque foi internado em agosto de 2021 após exames de rotina detectarem o tumor no cólon direito – uma parte do intestino grosso. Operado, ele passou também por quimioterapia. Durante a a internação, Pelé atualizou os fãs com posts positivos no Instagram. “O bom humor é o melhor remédio e isso eu tenho de sobra. Não poderia ser diferente. É tanto carinho que tenho recebido, que estou com o coração cheio de gratidão”, escreveu.

Ao fazer exames de rotina, foi identificado um tumor no cólon do craque, que foi retirado em uma cirurgia no dia 4 setembro daquele ano. No dia 10 de setembro, um novo boletim médico afirmou que o ex-jogador se recuperava “de maneira satisfatória”. No dia 14, ele recebeu alta da UTI. Em dezembro, Pelé foi internado novamente para dar sequência ao tratamento do tumor de cólon.
TRAJETÓRIA
Nascido Edson Arantes do Nascimento emTrês Corações, no interior de Minas Gerais, em 23 de outubro de 1940, Pelé era filho do jogador João Ramos do Nascimento, o Dondinho, e Celeste Arantes. Ele teve uma infância muito simples em Bauru, no interior de São Paulo, onde aprendeu a jogar bola com o pai.
Depois de jogar pelo Sete de Setembro e Ameriquinha – em que conquistou seu primeiro título como campeão do Torneio Início Local – Pelé entrou para o ‘Baquinho’, time infantojuvenil do Bauru Atlético Clube, aos 13 anos. O jogador era o caçula e um dos maiores craques do time, que chegou a ganhar dois campeonatos infantojuvenis. Por seu grande destaque, em 1954,o ‘Baquinho’ foi convidado para se apresentar na preliminar de um jogo da segunda divisão do Campeonato Paulista, enfrentando o campeão infantojuvenil de São Paulo. O time de Pelé venceu a partida por 12-1, com cinco gols do craque, que passou a ganhar cada vez mais notoriedade.

Quando o jogador 15 anos, Waldemar de Brito, técnico no Bauru Atlético Clube, sugeriu que ele tentasse jogar no Santos Futebol Clube e acompanhou o adolescente para o litoral. Lá, Waldemar apresentou Pelé ao clube com a promessa de que ele seria “o maior jogador de futebol do mundo.” Ele fez a sua estreia profissional em 7 de setembro de 1956, com quinze anos, contra o Corinthians de Santo André, marcando o primeiro gol de sua carreira profissional durante a partida.

Com apenas 10 meses de carreira e 16 anos de idade, ele foi convocado pela primeira vez para jogar pela seleção brasileira e marcou seu primeiro gol pelo Brasil logo em sua primeira partida, sendo até hoje o jogador mais jovem a fazer um gol pela seleção.

Em 1958, ainda com 17 anos, jogou sua primeira Copa do Mundo, sendo eleito o melhor jogador jovem e principal revelação do torneio após marcar seis gols em quatro jogos, sendo fundamental na conquista do primeiro título do Brasil na competição.
Pelé se aposentou da seleção em 1971 e do Santos em 1974, após jogar 19 temporadas pelo clube. Em 1975, ele voltou aos campos pelo New York Cosmos, em que jogou por cerca de dois anos. Em 1977, ele se aposentou oficialmente em uma partida de exibição entre o Cosmos e o Santos.

Ao longo de mais de 20 anos em campo, Pelé se consagrou um dos maiores atletas de todos os tempos. Ele tem, até hoje, o recorde de maior goleador da história, com 1281 gols marcados. Em 2000, foi eleito Jogador do Século pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) e Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional.

VIDA PESSOAL

Pelé se casou três vezes ao longo da vida: Em 1966, com Resemeri Cholbi, com quem teve os filhos Kelly Cristina, Jennifer e o jogador Edinho. Em 1994, se casou com a cantora Assíria Nascimento, com quem teve os gêmeos Joshua e Celeste. Seu terceiro casamento foi em 2016, quando se casou com a empresária Marcia Aoki, com quem estava desde 2010.

Um dos relacionamentos mais polêmicos e comentados da carreira do craque foi com Xuxa, entre os anos de 1981 e 1986, quando ela ainda era modelo.