Município forma doze novos Contadores de Histórias

Terminou no último dia 24 de setembro o Curso de Capacitação de Contadores de Histórias oferecido pelas secretarias de Promoção Social e Cultura e Turismo. Participaram educadoras sociais dos SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) e de entidades socioassistenciais do município: Daiane Cristina Romualdo Duso, Elaine Cristina da Costa, Joana D’Arc dos Santos Adão, Jorge Henrique de Almeida Simonetti, Laura Aparecida Dalbem, Mairane Alessandra da Silva, Maria Inês Alcici, Marilene Pereira dos Reis Rodrigues, Rosângela Maria Martucci, Rosmeide Aparecida Marcelo Beghini, Sandra Helena de Almeida e Silmara Antunes Garcia.

O curso foi iniciado no dia 12 de março e dentre os principais objetivos do programa estavam oferecer estímulos na prática de contar histórias atraves de exercicios corporais e vocais, contato com elementos de diversas culturas e estimular o resgate de histórias de infância. As aulas foram ministradas pela atriz e arte educadora Maria Angelica Urbano, de Mogi Guaçu, em um total de 60 horas, sendo 54 de aulas teóricas e de técnicas e seis de acompanhamento de alunos em apresentações. “Pra mim foi uma grande conquista a cidade de Itapira pensar em capacitar alguns de seus educadores com a formação em contação de histórias. É lindo ver essa preocupação em despertar a curiosidade através das palavras e da narrativa”, afirmou Maria Angélica.

De acorco com a professora, dentre as técnicas trabalhadas estavam a atenção, a concentração e a imaginação (do contador e do espectador), técnicas corporais, vocais e de expressão. Além disso, os alunos também aprenderam a confeccionar a Abayomi (boneca africana) e o boneco de meia e técnicas para usar os mesmos. “A turma venceu vários desafios: confiança e coragem de estar à frente de desconhecidos, aprender a trabalhar a voz, o corpo e a expressão e também desenvolver habilidades e potencializar o que já sabiam fazer”, destacou. “Também estudamos sobre o cuidado de qual história contar para qual público, a magia da cultura popular dos povos e o folclore nacional que nos dá várias possibilidades de trabalho”, acrescentou.

Durante o curso, os alunos fizeram duas apresentações: uma na Casa da Criança ‘Celencina Caldas Sarkis’ e outra no Sepin (Serviço de Proteção à Infância e Adolescência de Itapira). Na avaliação da professora, houve o crescimento pessoal de cada aluno de uma apresentação para outra, mas ela destaca que o desenvolvimento se dá com a experiência e com muito estudo. “Eu amei a turma. Foi lindo de ver o crescimento. Agora é estudar e crescer com a experiência. Um bom contador cresce com sua experiência em contar muitas histórias”, concluiu.

Apresentações no Dia das Crianças

No próximo dia 12 de outubro, Dia das Crianças, os novos contadores de história se apresentarão durante o evento Brincando no Parque, no Parque Juca Mulato. Em vários momentos e em diferentes locais haverá um dos contadores conduzindo uma roda de histórias. Além disso, a professora Maria Angélica Urbano se apresenta no mesmo evento, às 15h00, com participação especial de Paulo Salmaci, da Rádio Sucata. A programação completa do Brincando no Parque será divulgada em breve.

 

Comentários