Número de Mortes por Dengue na Região de Campinas Chega a 8 com Novo Óbito em Limeira

Da Redação

Foto Ilustrativa

Com o  anúncio de mais uma morte por dengue na região de Campinas, o total de óbitos relacionados à doença subiu para oito. A vítima mais recente é uma mulher de 53 anos, residente em Limeira, que tinha comorbidades. Essa fatalidade ressalta a gravidade da situação enfrentada pela região, onde a proliferação do mosquito transmissor da dengue tem causado preocupação crescente entre autoridades de saúde e a população.

Dos oito óbitos registrados até o momento, quatro ocorreram em Campinas, dois em Limeira, um em Santo Antônio de Posse e outro em Espírito Santo do Pinhal. Além disso, o aumento alarmante no número de casos levou nove cidades a declararem estado de emergência: Artur Nogueira, Campinas, Holambra, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Itapira, Vinhedo e Louveira.

A dengue é uma doença transmitida  pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. Para conter a propagação do vírus e evitar mais mortes, é fundamental que a população adote medidas preventivas. Entre as principais recomendações estão:

Eliminar focos de água parada: Vasculhe sua casa e quintal em busca de recipientes que possam acumular água, como pneus velhos, garrafas, vasos de plantas e caixas d’água destampadas. Certifique-se de que esses recipientes estejam sempre secos ou devidamente tampados.

Limpar regularmente calhas e ralos: Folhas e sujeira podem obstruir calhas e ralos, criando locais propícios para a reprodução do mosquito. Mantenha esses locais limpos e desobstruídos.

Utilizar repelentes e inseticidas: O uso de repelentes corporais e inseticidas em ambientes fechados pode ajudar a prevenir picadas de mosquito.

Usar roupas adequadas: Opte por roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, períodos em que os mosquitos são mais ativos.

Colaborar com ações de controle: Esteja atento às campanhas de controle de mosquitos promovidas pelas autoridades de saúde locais e colabore ativamente, seguindo as orientações e participando de iniciativas de limpeza e conscientização.

A prevenção é a melhor forma de combater a dengue e evitar mais perdas de vidas humanas. Portanto, é essencial que todos façam sua parte para eliminar os criadouros do mosquito transmissor e proteger a saúde coletiva.