Parceria investe no fortalecimento e conhecimento sobre adoção em Jaguariúna

Na noite da próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, no auditório da FAJ I, será celebrando uma parceria entre o fórum de Jaguariúna e a instituição, marcando o início dos trabalhos do Grupo de Apoio à Adoção – GAPA, que passará a se reunir mensalmente na cidade.

A iniciativa, que tem também o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como objetivo oferecer um espaço de informação e reflexão para pretendentes à adoção e pais adotivos, proporcionando convivência e troca de experiências entre pretendentes e famílias que já concretizaram a adoção. Visar, especialmente, a naturalização da adoção como mais uma forma de filiação é uma finalidade essencial desta parceria.

De acordo com a juíza Ana Paula Colabono Arias, responsável pela 2a Vara da Infância e da Juventude, esta nova parceria com a FAJ, agora com o curso de Psicologia, irá contribuir para um melhor preparo dos pretendentes a adoção inscritos na Comarca de Jaguariúna e com isso possibilitará um maior êxito nas adoções efetivadas pela Vara da Infância e Juventude, especialmente em se tratando de adoção “tardia”, ou seja, aquela de crianças maiores que cinco anos. “Com certeza em pouco tempo colheremos bons frutos na formação dos futuros pais adotivos”  ressalta a juíza.

Necessidade

Hoje, quem manifesta o desejo de adotar em Jaguariúna ou em Santo Antônio de Posse – área da abrangência da comarca local – é encaminhado ao setor técnico do fórum da comarca de Jaguariúna, que dá os primeiros passos para o ajuizamento da ação de habilitação à adoção.

O setor, que conta com uma assistente social e uma psicóloga, recebe atualmente cerca de dez casais interessados, por ano, em adoção. Este público chega com muitas dúvidas que podem se intensificar durante o tempo de espera pelo filho desejado, assim, os futuros pais merecem um espaço privilegiado que só o grupo poderá oferecer. Os encontros contarão com o apoio qualificado dos acadêmicos do curso de Psicologia da FAJ, que poderão utilizar as ações desenvolvidas com o grupo mais um campo de pesquisa e estágio.

Após o evento inicial da próxima quarta-feira, o grupo deve se reunir mensalmente nas dependências da FAJ Interclínicas.

Matéria: Faculdade de Jaguariúna (FAJ)

adocao

 

Comentários