Pela nona vez consecutiva, Jaguariúna é candidata a receber o “Selo Verde Azul”

A cerimônia em que o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido e o coordenador do Programa Município Verde Azul (PMVA), José Walter Figueiredo Silva, anunciaram os municípios qualificados a receberem o Selo do Programa Município Verde Azul 2019 terminou em festa para Jaguariúna. O anúncio oficial aconteceu na quinta-feira, 11.

É que pela nona vez seguida a cidade recebeu qualificação deste programa, que foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo para medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. O Selo estimula e auxilia prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

A qualificação é considerada pelos executivos um “simulado” para a certificação, que ocorre ao final de cada ciclo anual. Conforme as regras, o município encaminha aos técnicos do PMVA suas 85 tarefas baseadas em ações ligadas às diretivas do programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.

As ações propostas pelo Programa Município Verde Azul compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, estrutura e educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e conselho ambiental.

A entrega final dos documentos comprobatórios ao Programa Município Verde Azul será no dia 1º de outubro e a Prefeitura de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente (DAMA), que faz parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mais uma vez está em busca da Certificação de Município Verde Azul. Na cerimônia de Certificação, o DAMA foi representado por sua diretora, Aline Granghelli Catão, e pela Chefe de Equipe do Meio Ambiente, Pâmela Bartulic Tieppo.

 

Comentários