Prefeito e comando do Corpo de Bombeiros definem questões relacionadas aos bombeiros voluntários

Na tarde desta segunda-feira, 4, o prefeito Toninho Bellini se reuniu com o Tenente Coronel Kleber Moura, Comandante do 7° Grupamento de Bombeiros de Campinas para definir todas as questões relacionadas à regularização do 1° GBVI (Grupamento de Bombeiros Voluntários de Itapira) para que eles possam atuar na cidade. A legislação vigente exige que eles sejam qualificados e credenciados individualmente junto ao Sistema Estadual de Atendimento a Emergências.

“Esses diálogos são importante porque desde que foi acordado que o Corpo de Bombeiros viria para a nossa cidade nós nos comprometemos a trabalhar juntos diante de todas as questões que envolvam o município e a corporação. E estamos caminhando juntos, sempre alinhados em todas as decisões”, destacou o prefeito Toninho Bellini. Também estiveram presentes na reunião o vice-prefeito Mário da Fonseca, o secretário de Governo e Defesa Social Sandro Cesar Oliveira Almeida, o procurador do município Alessandro Araújo da Silva, a Comandante do 1° Pelotão de Bombeiros de Mogi Guaçu, 1° Tenente PM Laís Marcatti Tofanello, e o Comandante da Estação de Bombeiros de Itapira, 2° Sargento PM Fernando Costa.

O Comandante do 7° Grupamento de Bombeiros de Campinas, que na oportunidade representou o Comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, enfatizou que a atuação dos bombeiros voluntários de Itapira está condicionada ao credenciamento individual de cada membro do GBVI. “Existe uma legislação que autoriza e regula a atuação dos bombeiros voluntários desde que eles se adequem. Eles precisam ser qualificados por nós e depois de aprovados eles podem atuar junto nas viaturas do Corpo de Bombeiros”, explicou o Tenente Coronel Kleber Moura. Ele complementou dizendo que, depois de regularizados, os voluntários não trabalharão de modo paralelo ou concorrente ao Corpo de Bombeiros, mas sim de maneira conjunta. “O único modo de eles atenderem ocorrências é através dessa qualificação. Se aprovados, serão credenciados junto ao Sistema Estadual de Atendimento a Emergências”, explicou.

O comandante Moura fez questão de ressaltar também que essa qualificação e credenciamento são individuais, ou seja, em nome de Pessoa Física e não Jurídica, e que o Corpo de Bombeiros está disponível para qualificá-los mediante todos os requisitos da legislação vigente. “Tem que ser uma qualificação por CPF, não por CNPJ. Não temos como qualificar o que a Pessoa Jurídica sabe, somente a Pessoa Física, de forma individual”, ratificou.