Prefeitura promove atividades da campanha “Faça Bonito”

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Posse, através da Diretoria de Desenvolvimento Social, promoverá uma semana de atividades relacionadas ao dia 18 de maio, data onde se celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Intitulada como “Faça Bonito”, a Campanha envolverá o trabalho do CRAS e CREAS, em conjunto com o CMDCA, e em parceria com a rede de atendimento (Educação, Saúde, Esporte, Cultura, Segurança Pública) e o sistema de garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes (Conselho Tutelar, MP e Vara da Infância).

Durante os dias 13 e 17 de maio, programou-se atividades com o intuito de mobilizar a população para “Fazer Bonito” e unir a todos para combater o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A diretora de Desenvolvimento Social e presidente do CMDCA, Mayra Nini, enfatiza que é importante que as pessoas saibam cada mais sobre o assunto. “Todos precisam saber o que é considerado abuso sexual, como preveni-lo e o que fazer quando se há uma suspeita ou confirmação de abuso. É preciso que a população saiba identificar as formas de abuso e como ajudar crianças e adolescentes a se prevenirem e a não se calarem quando o abuso acontecer”, afirma.

SAIBA MAIS

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.

Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Confira a programação da campanha “Faça Bonito” no município:

Dia 17 de Maio | Horário: 08h30 | Bairro: São Judas
Saída: Escola CIEF.
Ruas referenciadas para a mobilização: Cynira Marques Cesar, Fabricio Lalla, Benedito Furigo, Luiz Adriano Milanes

 


Comentários