SAAE ensina o combate ao desperdício nas escolas

O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Itapira deu início neste mês de maio a um projeto que visa orientar as crianças do ensino básico das escolas municipais sobre o combate ao desperdício e os benefícios ao meio ambiente. Com a utilização de slides, cartilhas e adesivos, o projeto pretende alcançar um total de 645 crianças de 11 escolas do município.

De acordo com o cronograma do Saae, todo mês será abordado um tema diferente para os alunos. Neste mês de maio vem sendo discutida a importância da água. No mês de junho, será abordada a importância da mata ciliar. Para agosto já está agendada uma gincana também relacionada à mata ciliar, enquanto que em setembro as crianças vão conhecer o tratamento de água e lodo. No mês de outubro, o tema abordado será o tratamento de esgoto.

Segundo a estagiária de engenharia ambiental Raíssa Magalhães de Souza, responsável pela implementação do projeto, essa iniciativa vem sendo desenvolvida pela autarquia desde 2014, mas vem ganhando maior ênfase agora, atendendo uma determinação do presidente do Saae, engenheiro Lucas Pereira Gardinalli. “O combate ao desperdício visa formar adultos mais responsáveis pelo meio ambiente. Se todos tiverem consciência e cada um fazer a sua parte, ainda há esperança”, afirmou.

No último dia 6, na abertura do projeto, os 108 alunos do terceiro ano da escola Professor João Simões receberam as informações sobre o combate ao desperdício. Foram 56 alunos no período da manhã, e mais 52 no período da tarde.  Eles acompanharam, através de uma cartilha didática, a aventura da família Tigum, o mascote do Projeto Amigo do Saae, e aprenderam bons exemplos de como economizar água e porque não se deve jogar óleo na rede de esgoto.

No dia 7 foi a vez dos 11 alunos da escola “Joaquim Vieira”, em Eleutério, aprenderem sobre o combate ao desperdício. No último dia 10, os 63 alunos da “Heitor Soares”, no bairro Figueiredo, também divididos em duas turmas, receberam as informações do projeto repassadas pelos técnicos do Saae. Já os 88 alunos da escola “Dona Izaura da Silva Vieira”, no bairro do Cubatão, receberam as orientações no último dia 14.

Próximas datas

No próximo dia 16 será a vez dos alunos da escola “Professora Gilmery Vasconcellos” Pereira Ulbricht acompanharem o Projeto Amigo do Saae.  Dia 17, ele será apresentado aos estudantes da “Virgolino de Oliveira”.  No dia 20 de maio será a vez dos alunos da escola “Dr. Marco Antônio Líbano dos Santos”. Já no dia 22, os estudantes do terceiro da escola “Mariana do Carmo de Almeida Cintra” receberão informações sobre o combate ao desperdício. Dia 24, será a vez dos alunos da escola “Vereador José Francisco Martins” e no dia 30 o projeto chega ao terceiro ano da escola Profa. Wilma de Toledo Barros Munhoz”.

 

Comentários