Velocidade na tela: F-4 Brasil anuncia documentário inédito

Inspirada na série ‘Drive To Survive’, da Fórmula 1, obra retrata os bastidores da temporada inaugural

 

Mais nova categoria-escola do automobilismo brasileiro, o BRB Fórmula 4 Brasil Credenciado pela FIA é o primeiro campeonato do tipo a possuir uma série documental em todo o mundo. Coproduzida ao longo da temporada 2022 pela Bufalos Produções, equipe técnica da Vicar Produções Desportivas e Agência Fórmula Grun, a obra ‘Future 1’ conta os bastidores do torneio inaugural da competição e teve sua pré-estreia em uma sessão de cinema especial na noite da última quarta-feira (22/03), no Cinemark do Shopping Eldorado, em São Paulo (SP). O documentário será exibido em uma das principais plataformas que será apresentada quando a obra estiver disponível para o público.
A avant-première foi promovida pela Vicar, empresa que organiza a Fórmula 4 Brasil, assim como as categorias Stock Car, Stock Series, Turismo Nacional e TCR. O evento contou com a presença de Fernando Julianelli, CEO da Vicar; Guilber Hidaka, diretor da série documental; Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA); Gastão Fráguas Filho, líder do projeto da Fórmula 4 Brasil, além de pilotos, chefes de equipe, engenheiros, mecânicos, jornalistas e personagens do seriado.
Com o nome de ‘Future 1’, o documentário traz imagens inéditas da primeira temporada da história do BRB Fórmula 4 Brasil, vencida pelo brasiliense Pedro Clerot. Com mais de um ano de produção, a obra é composta por sete episódios e duração total de aproximadamente 4 horas e 20 minutos.

“Inspiração veio da F-1” — “O projeto desse documentário é outro elemento que consolida a nossa Fórmula 4, que é uma categoria-escola, como um campeonato de perfil totalmente profissional e de alto nível. Não há outra F-4 no mundo que tenha um seriado como esse. É outro pioneirismo que implantamos”, resumiu Fernando Julianelli. “Nossa inspiração foi, logicamente, o ‘Drive to Survive’, documentário que impulsionou o crescimento da Fórmula 1 – categoria que é, justamente, o sonho dos jovens que estão atualmente na Fórmula 4”, continuou o executivo.
O grid da Fórmula 4 é composto, em sua grande maioria, por pilotos ainda na adolescência, entre 15 e 17 anos, que se deparam com as glórias e as frustrações que o automobilismo impõe desde cedo. Na visão do diretor Guilbert Hidaka, o crescimento apresentado pelos pilotos, sobretudo no aspecto humano, foi algo que lhe chamou a atenção.
“Fiquei muito surpreso com a maturidade que o esporte provoca nos pilotos, mesmo nos adolescentes, praticamente crianças, ainda. Você vê, ao longo da série e do ano em que ficamos com eles, como aprendem a lidar com situações, a falar com o público, como se desenvolvem rápido. Foi uma surpresa muito bacana de ver, que o esporte faz com a pessoa, independente se o piloto vai ser campeão ou não, se vai chegar ou não na Fórmula 1. O que fica de legado para a faculdade da vida é impressionante”, destacou.

“Super sexy” – Guilbert Hidaka faz parte da nova leva de diretores do universo cinematográfico brasileiro. Aos 39 anos, o fundador e CEO da Bufalos Produções se mostrou surpreso com tudo o que cerca uma categoria avançada como a Fórmula 4. “Embalar todo esse documentário e esse conteúdo dentro de um esporte como é o automobilismo é, para mim, super sexy e super fácil de fazer, porque todo o enredo é dentro de um show. Os carros, por si só, já são obras de arte; o contexto do evento é sensacional. Então facilita demais contar uma história que tem uma embalagem linda, que é lindo de se ver e que o público é tão apaixonado”, comentou Guilbert Hidaka.

Ficha técnica: Documentário Future 1
Produtora: Bufalos Produções
Diretor: Guilber Hidaka

Produtora Bufalos:
Direção de Fotografia: Guilber Hidaka
Produção executiva: Bufalos Produções
Produção: Duda Castro, Nara Martins, Marcella Nunes, Talita Pissinato e Ariane Alcântara
Operador de Câmera: Gustavo Barcelos, Pedro Arsky, Gustavo Freitas, Rafael Neneve, Adriano Delgado, Jonathan Sena, Paulo Vinícius Gabriel Sousa e Marcos Henrique
Assistente de Câmera: Juan Nunes, Kaique Souza, Victor Olivencia Garcia e Victor Fortes
Áudio: Luis Zanin e Rafael Lefevre
Assistente de Áudio: Paulo Jorge, Vital Baeta e Breno Azeredo
Montagem: Izaque Cavalcante e Gabriel Sousa
Color grade: Bruno Yamaguchi e Izaque Cavalcante
Motion Graphics: Felipe Rodrigues

Equipe Vicar by Fórmula Grun:
Operador de Câmera: Rafael Munhoz, Sérgio Soares, Victor Steluto e Wagner Benedetti Júnior
Produção de conteúdo: Alexander Grünwald, Letícia Datena, Beatriz de Paula e Gabriel Lima

Duração:
7 episódios com média de 33 minutos. Total de 4 horas e 20 minutos

Locações:
Autódromo de Interlagos, Autódromo Velocittá, Autódromo de Goiânia, Sede Full Time Sports (Vinhedo), Sede KTF Sports (Cotia)

Período de produção:
De 15/02/2022 a 14/03/2023