Campinas ganha centro de excelência para pesquisa e desenvolvimento em computação quântica
Crédito: Rogério Capela
Iniciativa coloca a cidade na vanguarda nacional do setor, que deve revolucionar vários segmentos da sociedade nos próximos anos
Foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 11 de junho, o novo Centro de Excelência em Computação Quântica (CDE) do Instituto Venturus, instalado no Polo II de tecnologia de Campinas. O prefeito Dário Saadi marcou presença na cerimônia e frisou a importância da iniciativa para o ecossistema de inovação e tecnologia da cidade. A pesquisa para o desenvolvimento da computação quântica a ser realizada no novo centro coloca Campinas na vanguarda do setor no país.
O superintendente do Instituto Venturus, João Sato, afirmou que a criação do Centro marca um momento histórico da instituição e também para a pesquisa em computação quântica no Brasil. Criado em Campinas há 28 anos, do instituto Venturus é um centro de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento de produtos e serviços na área de tecnologia. “A computação quântica é uma tecnologia disruptiva com potencial para revolucionar vários setores da sociedade. Seremos uma ponte entre empresas, especialistas e startups”, disse.
“Em nome de Campinas, é importante reconhecer o papel do Venturus na realidade que nós vivemos na cidade, em sermos um ecossistema de inovação, tecnologia e da produção do conhecimento. Nós temos feito esforços nos últimos três anos e meio para desburocratizar e tornar a cidade amigável ao empreendedorismo, principalmente para as empresas de tecnologia e os institutos de pesquisa”, declarou o prefeito Dário Saadi.
O prefeito destacou a importância da inauguração do centro ocorrer na mesma semana em que está sendo realizada a Campinas Innovation Week (https://campinasinnovationweek.com.br/), um evento que reúne inovação, tecnologia e empreendedorismo. “Campinas, sem dúvida, é a cidade que reúne condições para liderar o movimento de tecnologia e inovação no Brasil. E a inauguração do Centro de Excelência em Computação Quântica do Venturus é um exemplo disso”, declarou.
O secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado, também prestigiou o evento, ao lado de representantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), da Fundação Fórum Campinas Inovadora, além de empresários e pesquisadores. O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi representado por Hamilton José Mendes da Silva, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação.
O Instituto Venturus é um centro de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Também desenvolve soluções tecnológicas para redução de riscos e economia. Apoia empresas no desenvolvimento de soluções de software, estratégias digitais, implantação de Inteligência Artificial (IA) e otimização produtiva.
Futuro
Os objetivos do Centro de Excelência em Computação Quântica do Venturus são estabelecer um ecossistema de computação quântica referencial, promovendo tanto a formação de mão de obra qualificada quanto a pesquisa aplicada.
Espera-se que, dentro de 10 anos, o Brasil possua seus primeiros computadores quânticos operacionais. Para realizar o trabalho do Centro de Excelência, o Venturus será o primeiro parceiro na América Latina da empresa norte-americana QuERA, que produz computadores quânticos.
A computação quântica usa tecnologia especializada para resolver problemas complexos que computadores clássicos ou supercomputadores não conseguem resolver, ou não podem fazê-lo com rapidez suficiente. A capacidade de processamento vai além do que existe hoje e é inimaginável o que poderá ser alcançado nos próximos anos.