PREFEITURA PREPARA AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO

A Prefeitura de Mogi Mirim está investindo em novos equipamentos que irão ampliar e modernizar o sistema de monitoramento da cidade, proporcionando maior segurança à população. Junto ao aumento do número de pontos monitorados, com a instalação de novas câmeras, está sendo construído um Centro Integrado de Comando de Controle na sede da Guarda Civil Municipal, o que possibilitará monitorar todo sistema, além de estar integrado ao Ministério da Justiça.

Atualmente, o sistema de monitoramento é composto por sete câmeras speed dome (possuem zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota), que estão distribuídas pela região central. As imagens são monitoradas pela central montada junto ao Cecom (Central de Comunicação) da GCM. Nessa ampliação, foram instaladas mais 12 câmeras fixas, sendo duas em cada poste, em seis pontos estratégicos da área urbana. A Prefeitura também instalou câmeras em quatro pontos de Martim Francisco, tanto nas entradas, quanto nas saídas do distrito.

Paralelo à instalação de novas câmeras, a Prefeitura avança nas obras do novo Centro Integrado de Comando de Controle, que irá operar durante 24 horas, com monitores modernos e de alta resolução. “E o sistema que estamos implantando terá capacidade para expansão”, disse o secretário de Segurança Pública, Luiz Carlos Pinto. “É uma avanço muito grande na área da segurança”, reforçou. O novo centro integrado deve entrar em operação dentro de duas semanas.

Para viabilizar a modernização do sistema de monitoramento, a Prefeitura conta com uma emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Macris (PSDB), além de recursos próprios. As 12 câmeras fixas instaladas na área urbana fazem parte do contrato de implantação da Muralha Digital, sistema de monitoramento inteligente que visa a identificação de veículos irregulares e o controle de atividades nos espaços supervisionados em tempo real, oferecendo mais segurança à população e mais ferramentas de combate à criminalidade.