JAGUARIÚNA GANHA ESCULTURA ‘CAVALOS BRANCOS’ NA AVENIDA MARGINAL

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou na tarde do último sábado, dia 7 de setembro, a escultura “Cavalos Brancos”, localizada na rotatória da Avenida Marginal próximo ao Hospital Municipal. A obra completa o trio de esculturas assinadas pelo artista Rafael Brancatelli, produzidas e instaladas em comemoração aos 70 anos de Jaguariúna, que também inclui “Jaguar Negro” e “Touro Indomável”, todas já entregues.

Patrocinada pela Agro Maripá, “Cavalos Brancos” reafirma o significado desses animais para Jaguariúna, que é a “Capital Nacional do Cavalo”, e revive a história dos viajantes e tropeiros nas aberturas das rotas para o Sertão em busca do ouro. O cavalo simboliza inteligência, força e elegância.

A cerimônia de inauguração contou com as presenças do prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, das secretárias de Turismo e Cultura, Mariana Camargo, de Gabinete, Maria Emília Peçanha de Oliveira, de Educação, Célia Leão, e de Obras e Serviços, Fernanda Santana, do secretário de Administração e Finanças, Fernando Morais, além do empresário Marcelo Baptista de Oliveira, proprietário da Agro Maripá.

“Hoje fazemos a conexão com aquele que é o maior símbolo da cidade de Jaguariúna, conhecida como a Capital Nacional do Cavalo, através dessa bela obra assinada pelo artista Rafael Brancatelli, uma doação da Agro Maripá. Essa escultura se junta ao ‘Jaguar Negro’ e ao ‘Touro Indomável’, outras duas obras já entregues à população. É mais um presente para todos os jaguariunenses, em um momento tão especial para nossa cidade, que comemora seus 70 anos. Muito obrigado à Agro Maripá, na pessoa do Marcelo Baptista de Oliveira, obrigado ao Rafael Brancatelli e a todas as demais empresas e pessoas que tornaram esse projeto possível”, disse o prefeito Gustavo Reis.

A cerimônia também contou com uma programação especial, que incluiu apresentação da Orquestra de Violeiros do Jaguary e do Quarteto de Cordas da Escola das Artes, além de uma apresentação com cavalos oferecida pela Agro Maripá.

A primeira obra entregue foi “Jaguar Negro”, no último dia 24 de agosto. A segunda escultura inaugurada foi “Touro Indomável”, no dia 31, todas localizadas na Avenida Marginal, principal corredor viário da cidade e porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista. Por isso, as obras também devem fomentar o turismo local.

Segundo o artista, com imponentes 5,15m de altura, os dois cavalos juntos “formam uma espécie de pórtico monumental para ser apreciado e fotografado pelos moradores e turistas”. Brancatelli se inspirou na raça Mangalarga Marchador para a concepção das esculturas, deixando claro sua própria leitura estética do animal, transmitindo também sensação de movimento e elegância.

Fotos: Ivair Oliveira