Abelhas têm papel de destaque na 8ª Feirata, a feira da Mata de Santa Genebra, que ocorre em uma semana.
Falta uma semana para a 8ª Feirata – Feira da Mata de Santa Genebra, que será realizada no dia 9 de novembro, sábado, das 9h às 16h, na Praça Peroba-poca, em Barão Geraldo. O evento é gratuito, terá atividades para todas as faixas etárias e é uma oportunidade para reunir a família e curtir a natureza. Ao visitar a feira, o público terá acesso às dezenas de opções de barracas com produtos alimentícios, orgânicos, hortifrútis, gastronomia, venda de artesanato, de mudas de plantas, exposições, oficinas, brincadeiras, jogos, cultura e arte. A programação também inclui uma variada programação musical, das 12h às 16h.
Como parte da 8ª Feirata, a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) oferece também uma programação com conteúdo sobre sustentabilidade ambiental. O tema das abelhas nativas e sua importância na preservação da biodiversidade têm papel de destaque nas palestras e atividades que serão oferecidas na sede da Mata de Santa Genebra, localizada ao lado da praça, na rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão, Campinas. (Confira a programação completa no fim da matéria).
“Nós, biólogos, que seguimos promovendo atividades como a meliponicultura para conservação das espécies sociais (que são aquelas abelhas que formam colônias) e estimulando o olhar curioso sobre a enorme diversidade de abelhas solitárias, que só no Brasil são mais de 1.700 espécies, temos em vista o valor que as abelhas nativas representam para a segurança alimentar, através da garantia da reprodução das espécies vegetais proporcionada pelo serviço ecossistêmico da polinização”, explica o biólogo da FJPO, Augusto de Oliveira Brunow Ventura.
Desta forma, explica o biólogo, pode-se entender que o trabalho de conservação destes seres não se limita aos resultados positivos de sensibilização e educação ambiental. “A conservação diz respeito também à compreensão de que é exatamente o grau de apropriação social do tema da conservação de polinizadores (que depende da conservação da biodiversidade como um todo) que nos dirá, com o tempo, qual será a nossa capacidade em sobreviver como humanidade, transformando os paradigmas de proteção, conservação e desenvolvimento ambiental”, disse Ventura.
Além das palestras sobre abelhas, no interior da unidade de conservação serão realizadas diversas atividades como o passeio ciclístico por 9 km no interior da mata, com duração de aproximadamente 2 horas e meia. Esta atividade está entre as preferidas do público que visita a Feirata todos os anos. Também é possível participar de trilhas como a visita autoguiada, visita monitorada, em que não é preciso fazer inscrições, com exceção da Trilha em Campinas. (Inscrições e programação abaixo).
Dentro da Mata haverá também exposições e apresentações da Sanasa, Mata Ciliar e Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) (programação abaixo). Durante as trilhas, os visitantes poderão conhecer o viveiro de mudas nativas, a Trilha do Jatobá, Borboletário, Trilha do Folclore, o Mini Pantanal da Sanã e o Meliponário (conjunto de colmeias de abelhas nativas sem ferrão).
Programação da 8ª Feirata – A Feira da Mata de Santa Genebra
Sustentabilidade ambiental – Palestras e atividades sobre abelhas
10h – 11h – Auditório – Mata Santa Genebra – Palestra: “Potencialidades dos produtos das abelhas nativas!”. Nesta palestra, o visitante vai conhecer a composição química, e atividades biológica e farmacológica dos produtos das abelhas nativas sem ferrão. Palestrante: Prof. Dra. Maria Cristina Marcucci (Professora do grupo de Pesquisa do Instituto de Ciência e Tecnologia, da Unesp de São José dos Campos). Instagram: @mariacritina.marcucci (Cristina Marcucci).
Público: Interessados em geral. Vagas: 40. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
11h30 – 12h – Auditório – Mata Santa Genebra – Palestra: “Elas estão entre nós!”. Nesta palestra o visitante vai conhecer as abelhas nativas sem ferrão em ambiente urbano, onde e como nidificam e o que podemos fazer para identificar e conservar essas colmeias. Palestrante: Juvenal Alves Pereira (Professor Interlocutor de Educação Ambiental da Diretoria Campinas Oeste). Instagram: @ranchopreguicinha
Local: Auditório da ARIE Mata Santa Genebra. Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão, Campinas.
Público: Interessados em geral. Vagas: 40. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
12h – 13h – Mesinhas externas – Mata Santa Genebra – Caminhada na Mata: reconhecendo as Abelhas Nativas. Os participantes desta atividade terão a oportunidade de conhecer a estrutura e funcionamento de colmeias de abelhas nativas sem ferrão. No caminho entre a Sede da Fundação e o Borboletário serão observadas as abelhas que estiverem visíveis. A atividade terá início com o grupo se encontrando nas mesinhas externas da ARIE MSG e, após uma breve conversa introdutória sobre as Abelhas Nativas, sairá para uma caminhada leve de aproximadamente 1km.
Facilitador: Guilherme Aguirre (biólogo, mestre em ecologia, consultor ambiental e proprietário do Meliponário AirbnBee, onde cria diversas espécies de abelhas nativas e desenvolve ações educativas / Instagram: @meliponarioairbnbee).
Público: Interessados em geral. Vagas: 20. Atividade gratuita – Fazer inscrição no dia (junto à caixa de som que estará na Praça Peroba-poca, das 9h30 às 11h30).
13h – 14h – Auditório – Mata Santa Genebra – Contação de história com Giovana Umbuzeiro Valent (Epifania Livros – @epifanialivros) – “A luz da lula”. Livro de educação ambiental inspirado na bactéria luminescente Vibrio fisheri, utilizada para avaliação da qualidade da água. A capa brilha no escuro e a atividade é realizada sob uma lâmpada fluorescente. Sinopse: Apaixonada pela lua, uma lula decide viajar do fundo à superfície do mar. Ela sabe que vai enfrentar muitos perigos, mas não imagina que existem minúsculos seres prontos para acompanhá-la nesta aventura. Indicação etária: 0 a 10 anos.
Capacidade: 40 pessoas. Ingressos: preço confortável de 10 a 20 reais reversíveis em desconto na compra do livro
15h – 16h – Mesinhas externas – Mata Santa Genebra – Oficina: Cultivando Microverdes. Aprenda a cultivar pequenas e poderosas plantinhas que são ricas em nutrientes, exigem pouco espaço e possuem o crescimento rápido. Durante a oficina, exploraremos o passo a passo para o cultivo, desde a escolha das sementes até a colheita, além de dicas para integrar esses superalimentos na alimentação diária.
Facilitadoras: Carina Abreu (Zootecnista, Mestre em Entomologia e Paisagista e Najara Lodovico (Agroecóloga e Educadora Ambiental) – ZumZum Verde Paisagismo e Educação – Instagram: @zumzumverde).
Público: Interessados em geral. Vagas: 20. Valor: R$ 20 por pessoa.
Inscreva-se: https://forms.gle/YrJQ5A3cN2rnUMSFA
Praça Peroba-Poca – Barracas e estandes
9h – 16h – Praça Peroba-poca – Estandes – Meio Ambiente e Sustentabilidade:
∙ Lu Ahamy Mirim Mbya – Nhande pame (culinária indígena, artefatos indígenas, oficinas e formações da arte indígena);
∙ Rosilda Santos Pereira (plantas e flores);
∙ ZumZum Verde – Paisagismo e Educação (cursos, oficinas e vivências, criação de jardins funcionais e biodiversos inspirados pelos princípios da agroecologia e permacultura);
∙ Guaráipu Serviços Ambientais – tratamento de resíduos, coleta e compostagem de resíduos orgânicos, e fechamos o ciclo orgânico com consultoria e implantação de jardins agroecológicos;
∙ Apícola Brasil – Produtos das Abelhas (mel de floradas de café, eucalipto, cipó-uva e silvestre, favos de mel, extrato de própolis vermelha e verde, geleia real, mel composto de própolis e geleia real, creme anti-sinais de apitoxina, creme anti-inflamatório de apitoxina, sabonetes de mel);
∙ Meliponário AirbnBee (mel e própolis de abelhas sem ferrão, Livros e produtos relacionados à meliponicultura);
∙ Meliponário Estância Capoeira – Produtos da abelha e para as abelhas (caixas racionais para abelha, transportador de ninho isca, plaquinhas das espécies, hotel para abelhas solitárias, fotos de abelhas, gravuras, atrativo para ninho isca, tipos de mel diversificados, chapéu para manuseio, alimentador externo, camisetas);
∙ Cheiro de Quintal – produtos e serviços voltado para as abelhas: oficinas e palestras sobre o tema (velas e paninhos de cera de abelha, abrigos para polinizadores, principalmente abelhas solitárias, usando madeira, troncos e sementes. Livro “Passiflora”, contação de história);
9h – 16h – Praça Peroba-poca – Produtos Orgânicos:
∙ Clique Ovos Oficial (ovos orgânicos de criação de galinha livre);
∙ Monjolo – (chocolates artesanais e outros produtos feitos do cacau até a barra de chocolate;
∙ Horta Silveira (frutas, legumes e hortaliças da Horta do Seo Noel).
Música
Artistas – Palco principal – Praça Peroba-poca:
12h – 13h – Joice Vilela – Apresentação musical voz e violão. Joice Vilela apresenta um repertório de músicas autorais que trazem como temas principais a natureza, a alimentação, a agroecologia e o amor à vida, além de um repertório de canções indígenas que soam como mantras de alegria e paz. Atividade aberta ao público – “Cachê” no chapéu.
13H – 14h – Be Abrucez e Lucas Cog – Apresentação musical em dupla de voz e violão – A dupla Be Abrucez e Lucas Cog (Instagram: @be.abrucez e @luucaschina) apresenta um repertório focado em duetos e canções originalmente interpretadas por vozes femininas. Trazendo canções do MPB e Pop, passando pelo Rock dos anos 80 e 2000, até sucessos das gerações mais atuais, o show propõe uma homenagem às artistas mulheres, ressaltando sua importância na música. Atividade aberta ao público – “Cachê” no chapéu.
14h15 – 15h15 – Contação de história com Ulisses Júnior – “Histórias para pais e filhos” (Instagram: @ulissescontahistórias) – Histórias para pais e filhos é misto da arte do contar histórias, com palhaçaria, bonecos, poesias, uma pitada de cantigas, uma dose de interatividade e risadas de sobra, preparado pelo contador de Histórias Ulisses Júnior, no intuito de promover e melhorar a relação entre pais e filhos, além de se divertir e se emocionar com o fantástico mundo das Narrativas. Atividade sem necessidade de inscrição – Aberto ao público – “Cachê” no chapéu.
15h30 – 16h – Grupo Amora – Apresentação de Dança – American Tribal Style Belly Dance (ATS®) – (Instagram: @amoratribal / https://www.facebook.com/amoratribalats). O Grupo Amora realiza uma apresentação de dança que envolve uma fusão de vários estilos: flamenco, dança do ventre e dança indiana. As bailarinas trazem um repertório musical étnico e tocam snujs (um instrumento de percussão oriental). Atividade aberta ao público – “Cachê” no chapéu.
Passeio ciclístico na Mata
8h – 10h30 – Passeio ciclístico – Percurso: 9 km, com duração de aproximadamente 2 horas e meia
Concentração: 7h45 às 8h.
Saída para o passeio: 8h.
Local: Sede da Mata de Santa Genebra – Rua Mata Atlântica, 447, Bosque de Barão, Barão Geraldo, Campinas.
Público: Jovens, adultos e crianças a partir de 10 anos de idade – Atividade paga (R$ 10 por pessoa) – Vagas limitadas
Inscrição: https://www.passeionamata.com.br/passeiociclistico
Programação das atividades de visitação guiada da 8ª Feirata
9h – 11h – Mata Santa Genebra – Trilha em Campinas: descubra a Mata de Santa Genebra (com os biólogos Julia e Mateus – condutores do ICMBio): caminhada de 5 km, com duração de aproximadamente 2 horas. Roteiro: Laguinho da Sanã, Trilha dos Canxins, Marco Central, Borboletário e Trilha do Jatobá. Concentração: 8h30 às 9h. Saída para a caminhada: 9h.
Público: Jovens, adultos e crianças a partir de 15 anos (podendo levar mais novos se estiverem acostumados a fazer trilhas). Atividade paga – valor: R$ 20 por pessoa – vagas limitadas.
Atenção: recomenda-se o uso de roupas confortáveis para caminhada, uso de protetor solar, repelente para insetos e levar garrafa de água para beber. É obrigatório o uso de calça comprida e calçado fechado.
Inscrições: (19) 99853-8493 ou @anaturezaguiada
9h30 – 15h – Visita autoguiada na Mata Santa Genebra: caminhada autoguiada pelas trilhas da Mata. Os monitores estarão à disposição para esclarecimento de dúvidas apenas na sede da Fundação José Pedro de Oliveira.
Atrativos e roteiros: Viveiro de mudas nativas, Trilha do Jatobá, Borboletário, Trilha do Folclore, Laguinho da Sanã e Meliponário. Recomenda-se o uso de roupas confortáveis para caminhada, calça comprida e calçado fechado, uso de protetor solar, repelente para insetos e levar garrafa de água para beber.
Público: interessados em geral. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
9h30 – 14h30 – Mata Santa Genebra – Exposição “Fauna Sinantrópica e Animais de importância em Saúde” (Unidade de Vigilância de Zoonoses – UVZ – Secretaria Municipal de Saúde): Animais silvestres, nativos ou não, que conseguem se adaptar ao convívio próximo aos seres humanos são chamados de animais sinantrópicos. A UVZ traz uma exposição de amostras de morcegos, serpentes, aranhas, carrapatos e insetos de importância em saúde. Orientações sobre prevenção de zoonoses e acidentes com animais peçonhentos e entrega de panfletos.
Aberto ao público da visita autoguiada. Público: interessados em geral. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
9h30 – 15h – Mata Santa Genebra – Programa Casa e o Ciclo da Água no Saneamento (Equipe Casa / Sanasa): O programa Casa trará as unidades móveis de uso consciente da água e de lançamento consciente do esgoto. Será apresentado o sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, assim como equipamentos e dispositivos que inibem desperdícios de água e preservam o sistema de esgoto domiciliar e público. Pretende-se, sobretudo, prestar esclarecimentos sobre hábitos e atitudes que possam colaborar com o bom funcionamento do sistema público e com as instalações prediais de seu imóvel.
Aberto ao público da visita autoguiada. Público: interessados em geral. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
9h30 – 15h – Totem de fotos/lembranças – o visitante pode levar uma lembrança da Feirata. Fotos personalizadas e impressas na hora. Fotos Martins (Carlos Alberto Martins). Instagram e Facebook: @ondeforfotos.
9h30 – 15h – Projeto De Olho nos Rios – Associação Mata Ciliar (AMC) e Petrobras. O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre. A AMC traz para a Feirata conteúdos de Educação Ambiental para crianças e adultos: exposição de sementes de espécies nativas, exposição de pegadas de animais silvestres, confecção de máscara de lobinho, brincadeiras e jogos sensibilizando para a conservação do Lobo-guará, mascote do projeto e desenhos para colorir.
Aberto ao público da visita autoguiada. Atividade gratuita. Não é necessário fazer inscrição.
Sobre a Mata de Santa Genebra
A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra (ARIE) Mata de Santa Genebra é uma unidade de conservação federal, que tem gestão compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Com 251 hectares, é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. Além de se constituir como um refúgio para a fauna e flora nativa, a Mata é um local privilegiado para atividades de uso público, educação ambiental e pesquisa.