Inscrições abertas para a oficina “Aprendendo Estrutura Narrativa de Audiovisual Através de Curtas-metragens”
A Prefeitura de Engenheiro Coelho, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informa que estão abertas as inscrições para a oficina “Aprendendo Estrutura Narrativa de Audiovisual Através de Curtas-metragens”, que será ministrada pelo Professor Bruno Carneiro.
De acordo com a Secretaria, as inscrições vão até o dia 07 de junho e podem ser feitas através do formulário disponível na página da Prefeitura no Facebook. Ao todo serão 20 vagas para jovens acima de 16 anos. A atividade será realizada no dia 12 – das 13h30 às 17h30, na Biblioteca Municipal “José Afonso Haeck”, e é totalmente gratuita.
O objetivo desta oficina é apresentar uma introdução sobre estrutura narrativa de obras audiovisuais – os principais elementos de uma história e as técnicas utilizadas para organizá-los. Ao final, os participantes conhecerão os princípios que guiam a criação de filmes envolventes e significativos. Todas as histórias contadas com imagens e sons têm uma estrutura narrativa que pretende envolver, levar e emocionar de alguma forma – no cinema, na televisão e até em vídeos simples feitos para internet.
São técnicas muito antigas que vêm das tradições orais, da literatura, do teatro, e nos acompanham há séculos. Elas vão mudando conforme os costumes da época, mas a essência continua igual através das gerações. Os realizadores podem usá-las de forma consciente ou não, os espectadores podem nunca percebê-las claramente, mas todos são influenciados.
A atividade é realizada em parceria com o MIS – Museu da Imagem e do Som, através do programa Pontos MIS – vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
CURRÍCULO
Bruno Carneiro é formado em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo. Desde o ano 2000 exerce principalmente as funções de diretor, roteirista e assistente de direção em formatos variados de audiovisual. Diretor de 21 documentários, e também roteirista em quase todos eles. Diretor e roteirista de cinco curtas-metragens ficcionais que participaram de festivais nos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Portugal, entre outros países. Os filmes receberam prêmios como “Melhor filme”, “Melhor roteiro” e “Prêmio revelação” em alguns dos maiores festivais brasileiros – Festival de Brasília, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e do Rio de Janeiro. Diretor de programas para TV, comerciais e vídeos corporativos. Assistente de direção em 12 documentários, dirigidos por realizadores como Cao Hamburger. Participou das equipes de assistência de direção em cinco longas-metragens ficcionais, entre eles “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodanzky. Lecionou cursos semestrais de cinema documental na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (SP) por quatro anos. Lecionou cinema ficcional e documental na Escola São Paulo por dois anos, onde também foi coordenador de um curso anual. Deu workshops de direção no SESC Arsenal (Cuiabá, MT) e SESC Natal (RN), e estrutura narrativa no CINESESC (SP).