Aluno de Estiva Gerbi é finalista no concurso EPTV na Escola

Leonardo Gali de Almeida, 14, foi o 8º colocado no concurso

Foto: Crédito: arquivo pessoal

 

Leonardo Gali de Almeida, de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Evaldo José Zenari, em Estiva Gerbi, foi o 8º colocado no concurso EPTV na Escola de 2021, que teve como tema “Pandemia da Intolerância”.

Orientado pela professora Cleusa Maria Jordão Zanco, Leonardo ficou entre os finalistas com a redação “Receita para tolerância!”. Ele fez um texto bem estruturado e conquistou os jurados do concurso. O estudante estava entre os 9.570 alunos de 45 cidades da área de cobertura da EPTV Campinas que participaram desta 22ª edição do projeto. Ele também conseguiu se destacar entre as 283 redações semifinalistas e estará na cerimônia de premiação no dia 26 de novembro.

Conheça um pouco mais sobre Leonardo, que nasceu em Mogi-Guaçu, mas sempre morou em Estiva Gerbi, gosta de estudar Matemática e pensa em ser jornalista esportivo ou jogador profissional de free fire.

Experiência marcante: Até os meus 7 anos, minha situação familiar foi meio complicada, pois o meu irmão mais novo nasceu com complicações no rim, que só se resolveram quando ele tinha mais ou menos 4 anos. Então, desde essa idade eu já convivia muito em hospitais com a minha família, mas graças a Deus hoje ele já se recuperou e não tem mais problemas. Então mesmo muito novo, eu levei essa parte da minha vida como um aprendizado, de que devemos todo dia falar para as pessoas que nós gostamos que as amamos, pois não sabemos o dia de amanhã. Atualmente, uso esse aprendizado passando bastante tempo com os meus amigos e família. Por causa da pandemia, as conversas com os amigos são mais virtualmente do que presencialmente. Gosto de praticar esportes, principalmente o vôlei e sou um adolescente bastante voltado para a cultura geek.

Matéria preferida na escola e por que? Matemática. Eu sempre gostei muito de mexer com números e contas e adoro descobrir cada coisa nova que dá para fazer, por isso minha matéria preferida é ela.

Professores que te inspiram e por que? Inspiro-me em vários educadores. Esse ano, em especial, minha professora de Português, Cleusa, que me serviu de inspiração. Ela me incentivou a ler diversos gêneros textuais e na organização de textos, enfim, ela é apaixonada por tudo que faz, por isso me espelho muito nela.

Personalidades que te inspiram e por que? Tiago Leifert, Felipe Andreoli, Lucas Gutierrez, Bárbara Coelho, Thiago Oliveira e Tadeu Schmidt, entre outros. Essas pessoas me inspiram, pois elas exercem a profissão que um dia eu almejo ter: jornalista. Elas se esforçaram, trabalharam e se dedicaram muito para chegar onde estão. Por isso, me espelho muito nelas, para que um dia eu possa estar no mesmo patamar.

Se pudesse escolher apenas uma delas para conhecer, qual seria? Eu gostaria de conhecer o Tiago Leifert. Ele começou sua carreira na área esportiva e atualmente já ampliou para outras, sempre sendo muito divertido, alegre e inteligente. E eu me espelho nessa trajetória dele, então seria uma honra poder encontrar com ele algum dia.

Você já sabe qual profissão deseja seguir? Eu penso em várias: jornalista esportivo, ser dono de um restaurante, ter minha própria estação de rádio geek e ser jogador profissional de free fire. Mas, entre essas, as que eu mais me dedico para ser é jornalista esportivo e jogador profissional de free fire.

Quem são seus melhores amigos? Todas as amizades que eu fiz começaram na minha escola. Conheço várias pessoas muito interessantes e divertidas, pois sou uma pessoa que gosta de fazer novas amizades. Mas, como todo mundo, tenho alguns amigos mais próximos e que converso com eles todos os dias, que são: Brian, Gabrielli, Otávio, Isabelly, Julia e Victória.

om que frequência você lê? Geralmente leio um livro por mês.

Quais são os melhores livros que você já leu? Doutor-Estranho – Sina dos Sonhos; e Não Sobrou Nenhum.

Autores mais admirados: Agatha Christie, Devin Grayson, Eiichro Oda, Masashi Kishimoto, Yuki Tabata e Kohei Horikoshi.

Com que frequência você escreve? Duas vezes por semana.

Qual é o estilo de texto que você mais gosta? Resenha e gênero fictício.

Você tem algum hobby? Sim, jogar free fire e, às vezes, eu escrevo músicas também.

Músicas preferidas: Sonho da LB, Rei dos Piratas, do Enygma, Rap do Sanji e Jogador Número 1, do 7 Minutoz, Rap do Jinbe, do Basara, Tempo Perdido e Os Anjos, da Legião Urbana.

Cantores e bandas de quem você é fã: Eu gosto muito do grupo de rap nerd 7 Minutoz, da banda Jota Quest, do DJ Alok e, é claro, adoro as canções da Legião Urbana.

Série preferida: The Flash, Invencível e Brooklyn Nine-Nine.

Filmes preferidos: Vingadores Ultimato, Turbo e One Piece: Stampede.

Opções de lazer que mais te agradam: Jogar free fire, assistir animes e filmes, ler, conversar com os meus amigos e viajar com minha família.

Para qual time você torce? São Paulo.

Viagem que fez e mais gostou? Eu sempre viajo bastante para Minas-Gerais. Uma cidade que fomos e adorei foi Pouso Alegre.

Viagem que gostaria de fazer e por que? Para Tokyo, por que lá tem a Tokyo One Piece Tower, que é um lugar onde você só encontra coisas do universo de One Piece, que é meu anime favorito.

O que significou participar do EPTV na Escola? Foi um aprendizado enorme. Eu fiquei muito animado para participar do concurso, pois sabia que poderia ir bem e queria muito isso. Foi muito bom saber que meu texto emocionou muitas pessoas da minha escola e da minha cidade. Espero que essa visibilidade traga muita reflexão positiva.

Como soube da sua classificação? Como você reagiu? Eu fiquei sabendo por meio da minha professora Cleusa. Ela me ligou assim que ficou sabendo da classificação. Primeiramente, eu fiquei muito feliz e pulei de alegria, depois liguei para a minha mãe e para o meu pai dando a notícia. Foi muito intenso, uma mistura de sentimentos bons.

Como é o futuro que você deseja? Eu desejo realizar todos os sonhos que almejo e também fazer a diferença, podendo ajudar as pessoas de alguma maneira.

A cerimonia de premiação será no dia 26 de novembro, em Campinas.

Créditos: EPTV

 

Comentários