Alunos do Santo Antônio realizam Sarau Cultural em Posse

Na quarta-feira, dia 30 de agosto, o grêmio estudantil juntamente com professores do colégio Santo Antônio, realizaram um Sarau Cultural com foco no folclore brasileiro e a cultura em geral. Com exposição de brinquedos, peças folclóricas e apresentações culturais, o evento teve como princípio estimular ações artísticas entre os alunos, dando visibilidade e promovendo esse tipo de ação.

Entre as atrações, os alunos e o público presente puderam conferir a leitura do poema Colchas de Retalho, da escritora Cora Coralina, e um pequeno teatro sobre o mesmo trabalho. Além da ampla diversidade de expressões artísticas culturais, como dança de caribó, dança de rua, coreografias, capoeira e apresentação da banda Perdidos do Bosque.

Segundo a professora, Olga Menuzzo, a escolha do tema folclore partiu da necessidade de recordar e levar a diante as histórias e a cultura brasileira. “Acreditamos que o folclore se perde um pouco nessa faixa etária, ele é muito estimulado nos alunos até a oitava série, mas quando chegam no ensino médio, eles perdem esse contato”, contou.

Telefone sem fio, carrinho de rolimã e corda, esses foram alguns dos itens que puderam ser vistos na mostra de brinquedos. Além disso, os visitantes conferiram uma instalação feita pela professora da instituição, Alexandra Sígolo Dal Corso, que trata do passado e do presente e que, segundo ela, sempre estarão em equilíbrio. Assimilando o passado, que são as recordações e a memória, e o presente, as matérias estudadas no círculo estudantil.

O projeto é realizado através do Instituto Ayrton Senna, por meio de fundos da instituição, que visam manter nas escolas, minibibliotecas, estimulando o hábito e a vivência literária, além da realização de saraus, buscando a promoção das atividades culturais locais.

Segundo Alexandra, tudo aconteceu por meio da sala de leitura e com o envolvimento dos professores de português, inglês e artes, que coordenaram o projeto. O evento foi aberto ao público em geral, sendo na sua grande maioria, alunos do próprio colégio e demais escolas da cidade. O sarau que foi iniciado pela manhã, também teve atividades nos períodos da tarde e da noite.

Matéria e fotos: Anderson Oliveira

 

Comentários