Amparo tem cinco novos casos de Dengue

Na segunda-feira, dia 4 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Amparo recebeu a confirmação de cinco casos de Dengue pelo Instituto Adolfo Lutz. As notificações foram realizadas entre os dias 15 a 31 de novembro e as ações de bloqueio de criadouros estão sendo realizadas de acordo com os protocolos.

Os casos estão localizados nas regiões do Jardim América, Jardim Silvestre, Camanducaia e Distrito de Arcadas, porém, na investigação com os pacientes todos frequentam durante o dia a região do Jardim América e Jardim Figueira.

Diante da situação, a Vigilância em Saúde da Prefeitura de Amparo está tomando as seguintes providências: nebulização focal em torno das residências dos casos positivos; nebulização na Prefeitura, Fundo Social, Almoxarifado, fiscalização nos imóveis especiais e pontos estratégicos do território atingido (Escola Estadual Coriolano Burgos, CASP, Escola do Figueira e Cooperativa de recicladores da Vila das Pedras).

A secretaria de Infraestrutura e Serviços está intensificando na região atingida, a fiscalização dos terrenos particulares e áreas públicas, bem como a limpeza de córregos e pontos considerados críticos.

A secretaria de Saúde também entrou em contato com a secretaria de Educação solicitando aos alunos das regiões avisos aos pais para vistoriarem semanalmente suas residências, com o objetivo de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegipty – vetor das doenças Dengue, Chikungunha e Zika Vírus.

A secretaria também solicita aos munícipes que autorizem a entrada dos ACS – Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemia para a vistoria e orientação nas residências. De acordo com a GVE – Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a previsão para o Verão é de aumento de casos de Dengue e possível epidemia de Chikungunya.

A Vigilância em Saúde da Prefeitura de Amparo conta com todos os munícipes na luta contra o Aedes Aegipty.  Em Amparo, com os cinco novos casos, a cidade totaliza sete confirmações de Dengue e dois casos de Chikungunya.

Matéria: Moisés de Camargo

 

Comentários