Associação de Capoeira Regional Bimbaê realiza o Ginga Cosmópolis 2024

Festival de Arte, Cultura e Capoeiragem neste final de semana

Nos dias 16 e 17 de março, Cosmópolis receberá um dos maiores eventos de Capoeira de sua história.

Idealizado pelo cosmopolense Marcelo Lopes, conhecido no mundo da Capoeira como Contramestre Engomadinho, o “Ginga Cosmópolis 2024 – Festival de Arte, Cultura e Capoeiragem”, promete movimentar a cultura e arte da cidade no próximo final de semana.

Serão dois dias de imersão, numa das mais representativas manifestações culturais afro-brasileiras. A Capoeira está presente em mais de 160 países. Em 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e estão inscritos no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes, respectivamente. Já em 2014, a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda aprovou, no dia 26 de novembro, em Paris, a Roda de Capoeira, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

De luta completamente marginalizada, que chegou a figurar no Código Penal Brasileiro de 1890, a Capoeira libertou-se e tornou-se um dos maiores orgulhos nacionais na atualidade. É ela quem leva para os quatro cantos do mundo a nossa língua portuguesa, nossa história, cultura e brasilidade. Contribuindo não apenas para essa expansão da nossa arte, mas ajudando economicamente, de forma decisiva, o país, tendo sido um poderoso aliado do turismo cultural que é “vendido” em terras estrangeiras. É fato que, quem pratica Capoeira nos 160 países onde ela está presente, sempre tem como atividade certa em sua trajetória capoerística, muitas vindas ao Brasil, para, como falamos na Capoeira: “beber da fonte”.

Em Cosmópolis, a Capoeira tem uma tradição de mais de quatro décadas no município e vários grupos se dedicam a esta cultura ancestral. Dentre esses, podemos destacar: a Associação Sociocultural de Capoeira Regional Bimbaê (da qual faz parte e é o represente na cidade o Contramestre Engomadinho), o Grupo de Capoeira Guerreiro dos Palmares, a Academia de Capoeira Jogo Bonito, o Grupo de Capoeira Guerreiros da Senzala, o Grupo de Capoeira Novo Stilo, dentre outros.

No município, a Capoeira assume um papel ainda mais importante, visto que diversos trabalhos, como o da Associação de Capoeira Regional Bimbaê, atuam exclusivamente com a inserção da arte, principalmente, entre as crianças e jovens, passando a usá-la como prática artística e cultural que insere estes em um universo longe das drogas, criminalidade e violência. O que torna a prática da Capoeira mais próxima das comunidades cosmopolenses.

Para além da prática, preservação e difusão da cultura afro-brasileira, a Capoeira em Cosmópolis exerce também o papel de formação social do cidadão e de auxílio em outras esferas, tais como: a vida em família, na escola e na sociedade de modo geral. Tornando-se uma poderosa ferramenta de inclusão e acolhimento.

Mestres, Contramestres e demais graduados de diversas escolas de Capoeira de Cosmópolis e cidades vizinhas já confirmaram presença no evento, que será aberto à comunidade. O destaque fica a cargo da presença de uma comitiva vinda do estado da Bahia, berço dessa arte e luta, que abrilhantará o Festival, desenvolvendo diversos cursos, palestras e oficinas.

A seguir, a programação completa pode ser conferida:

DIA 16/03

9h > Palestra “A Força da Mulher na Capoeira”, com a Instrutora Baiana (Aporá/BA)

10h > Palestra “Fundamentos e Tradições da Capoeira Regional”, com o Mestre Crente (Camaçari/BA)

11h > Oficina de Danças Tradicionais, com a Contramestra Nady (Dias D´Ávila/BA)

14h > Oficina de Toques da Capoeira Regional, com o Contramestre Mascarado (Irará/BA)

16h > Palestra “História da Capoeira de Cosmópolis”, com o Contramestre Engomadinho (Cosmópolis/SP)

DIA 17/03

9h > Aulão com o Contramestre Onça Preta (Mata de São João/BA)

10h > Apresentações culturais, Festa de Batizado e Troca de Graduações

12h30 > Confraternização

Todas as ações terão acesso gratuito e acontecerão no espaço do Projeto GX Brasil, na Av. Ester, 1096.

O Ginga Cosmópolis 2024 – Festival de Arte, Cultura e Capoeiragem está sendo realizado com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, através dos incentivos da Lei Paulo Gustavo.